Museu em Marselha Oferece Experiência Única de Exposição Naturista

Gente, olha que diferente! O Museu das Civilizações Europeias e Mediterrâneas (Mucem) em Marselha, no sul da França, está com uma exposição super inusitada chamada ‘Paraísos Naturistas’. E o mais legal: uma vez por mês, você pode visitar a exposição completamente nu! 😲

Mas nem tudo é tão livre assim. Daniel, um visitante, ficou surpreso ao saber que precisava usar sapatos para andar pelo museu. ‘Ah, não! Achei que era uma exposição naturista!’, ele protestou. A explicação veio de Eric Stefanut, da Federação Francesa de Naturismo (FFN), que disse que é para evitar farpas.

Depois desse pequeno detalhe, os visitantes podem explorar fotografias, desenhos, livros, filmes, revistas, pinturas e esculturas, emprestados por lugares como o Centro Pompidou de Paris, o Museu do Louvre e a Biblioteca Nacional Suíça de Berna. É uma verdadeira viagem cultural!

Julie Guegnolle, que estava comemorando seu aniversário, disse: ‘Não é todo dia que temos a oportunidade de passear nus por um museu. Quando chegamos, ficamos um pouco perdidos, mas não é tão estranho assim’.

A exposição vai até 9 de dezembro e também recebe visitantes vestidos em outros horários e dias. Então, se você não é tão ousado, ainda pode conferir!

‘Fascinados’

Kieren Parker-Hall e Xander Parry, do sudeste da Inglaterra, ficaram ‘fascinados’ pelas ‘fotografias incríveis’, como o retrato em preto e branco de Christiane Lecocq, uma pioneira do naturismo francês. ‘Na Inglaterra você não encontra esse tipo de lugar onde as pessoas ficam nuas, faz frio!’, disse Kieren.

Marselha tem sido um reduto do naturismo, segundo Bruno Savez, presidente da associação naturista local. Ele contou que no início do século 20, um abade cuidava de crianças com tuberculose, expondo-as nuas ao sol para fazerem exercícios e beberem água. Isso acabou levando à criação das primeiras associações naturistas da França.

França atrás da Espanha

Hoje, Marselha e seus arredores têm várias estruturas dedicadas ao naturismo, atraindo muitas pessoas pelo clima. Mas, segundo Savez, a França ainda está atrás da Espanha em termos de popularidade como destino naturista.

Christelle Bouyoud, naturista há dez anos, acredita que ‘quando você está nu, é muito complicado começar uma guerra ou entrar em desacordo com alguém’. Uma vibe super paz e amor, né?

Isso me lembra a música ‘Nu’, do cantor francês Philippe Katerine, que disse: ‘Não teria havido guerras se tivéssemos permanecido nus. Vamos viver como nascemos. Nus, simplesmente nus’.

(Com AFP)

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar