13 Dicas de Chefs Famosos para Comer Bem em Viagens Internacionais

Se você está planejando uma viagem internacional ou já sonhando com suas próximas férias, comer fora pode ser uma preocupação, especialmente se for sua primeira vez ou se você não é muito aventureiro quando o assunto é comida.

Confira as dicas que 13 chefs renomados ao redor do mundo compartilharam com o site HuffPost, dos EUA, sobre como comer bem e ter experiências inesquecíveis ao viajar.

1. Pergunte aos moradores onde ir

Os moradores conhecem os melhores lugares para comer, especialmente aqueles menos famosos. Vale a pena perguntar ao concierge do hotel ou a qualquer pessoa local que você encontrar. Natsuko Shoji, dono e chef do restaurante Été em Tóquio, sugere: “Tudo bem consultar um guia ou lista para encontrar o primeiro restaurante, mas chegando lá, pergunte ao chef onde ele ou ela vai para comer. Os locais desejam os sabores reais do lugar.”

2. Não passeie apenas pelo centro da cidade

Mesmo que você esteja hospedado no centro, explore os bairros ao redor ou as periferias. Garry Hughes, chef executivo do The Shelbourne em Dublin, explica: “Eu tento checar se há moradores comendo ali e, se for difícil conseguir uma mesa, então sei que é um lugar bom. Depois, faço uma rápida pesquisa no Google para encontrar avaliações e fotos da comida.”

3. Prove a comida de rua

Alguns dos melhores quitutes são encontrados nas ruas. Wolfgang Puck, renomado chef austríaco, diz: “Sempre tento encontrar aqueles lugares ‘buracos’ com comida deliciosa e experiências únicas. Muitas vezes isso acaba sendo comida de rua. Você tem que provar comidas que nunca experimentou antes. É para isso que se viaja.”

4. Não tenha medo de pratos novos, mesmo ‘feios’

As melhores experiências podem estar em receitas que você nunca experimentou antes. Stephanie Boswell, chef confeiteira, questiona: “Não tenha medo de não gostar de algo. É melhor provar e não aprovar do que nunca ter tentado. Imagina se você nunca tivesse provado sorvete de chocolate só porque não é bonito?”

5. Faça sua própria pesquisa

Dedique tempo para planejar e pesquisar restaurantes. Nancy Silverton, chef premiada com estrela Michelin, sugere: “Pergunte às pessoas que você confia e já estiveram naquele país onde elas gostaram de comer. Se ninguém que você conhece já foi, faça um esforço extra para achar os melhores restaurantes locais.”

6. Não confie só nas redes sociais

Andy Ricker, chef americano, opina: “Só porque alguém com 100 mil seguidores disse que um lugar é bom não quer dizer que você vai gostar. Procure lugares cheios de moradores; geralmente, se um lugar está cheio de locais, a comida é confiável, gostosa, barata e limpa.”

7. Arrisque

Edward Lee, chef do restaurante 610 Magnolia, diz: “Na maioria das vezes, você vai encontrar um lugar maravilhoso para comer. Quando você só segue a palavra dos guias populares, acaba comendo em restaurantes lotados, caros e cheios de turistas.”

8. Prepare-se para as novidades

Michelle Bernstein, chef especialista em comida latina, recomenda: “Se você está provando algo novo, vá em pequenas garfadas e tenha água engarrafada e antiácido com você. Seja gentil e agradeça àqueles que estão servindo sua comida.”

9. Vá atrás de variedade

Charlie Palmer, chef americano, ensina: “Peça uma variedade de pratos e não concentre todas as suas expectativas em uma única receita. Desta forma, você pode descobrir o que realmente gosta ou não gosta.”

10. Siga seus instintos

Will Goldfarb, eleito o melhor confeiteiro do mundo em 2021, sugere: “Ande sem rumo, vá aos becos e pequenos cantos. Procure algo gostoso que tenha cheiro de aventura. Às vezes encontro os melhores lugares, raramente os piores, mas sempre algo mágico.”

11. Não ache que a comida premiada é sempre melhor

Olivier da Costa, chef português, acredita: “Priorize experiências culinárias autênticas mais do que seguir qualquer moda de restaurante. Comer fora deve ter a ver com curtir uma boa comida e boa companhia.”

12. Faça reservas com parcimônia

Ashley Christensen, chef premiada, diz: “Eu gosto de fazer reservas para algumas refeições, geralmente em lugares sobre os quais li ou ouvi de amigos de confiança. De lá em diante, gosto de checar a energia do lugar e encontrar os lugares que talvez não chegaram às manchetes.”

13. Esteja aberto ao inesperado

Peter Cuong Franklin, chef estrelado pelo guia Michelin, opina: “O maior erro é não estar aberto a novos sabores e experiências. Vale a pena ir além da comida de rua e conhecer o que os restaurantes locais andam criando.”

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar