Gente, vocês já ouviram falar do Viaduto de Millau? Essa ponte é simplesmente surreal! Com 2.460 metros de comprimento e 336,4 metros de altura, ela é reconhecida pelo Guinness World Records como a mais alta do mundo. Tipo, ela é mais alta que a Torre Eiffel! 😱
Localizada no sul da França, essa construção virou uma atração turística por si só. Não é só uma ponte, é uma obra de arte da engenharia e arquitetura. Tem até um centro de visitantes para quem quer ver de perto essa maravilha estaiada.
O Viaduto de Millau é tipo uma montanha-russa invertida, oferecendo um caminho reto sobre um terreno super íngreme. A estrada pesa 36 mil toneladas, o equivalente a 5.100 elefantes africanos. 😲
Para criar essa ilusão de uniformidade, foram erguidos sete píers de alturas variáveis, entre 78 metros e 245 metros. Entre cada um deles, há uma distância de 342 metros, o que daria para deitar uma Torre Eiffel entre eles e ainda sobraria espaço. Cada píer tem um pilar de 87 metros de altura com 11 cabos de cada lado.
A altura da ponte foi determinada pela soma do píer mais alto, o pilar, a rodovia e a inclinação do vale. Então, a altura total é a soma de tudo isso.
Vencendo a Geografia
Antes da inauguração da ponte, em dezembro de 2004, a geografia complexa da região era uma barreira intransponível. O Viaduto de Millau está no Maciço Central da França, uma área linda, mas cheia de cânions e rios.
O sonho de construir essa ponte começou em 1987, liderado pelo engenheiro Michel Virlogeux. O primeiro desafio era onde situar a estrada, já que o Maciço tinha apenas uma ferrovia e estradas periféricas ruins.
Uma das estradas constantemente engarrafadas contornava Millau e cortava o rio Tarn no centro da cidade. Era um caos total, com quilômetros de engarrafamento todos os dias.
Depois de quase três anos de estudos, decidiram construir a ponte de platô a platô, cruzando o vale em um nível alto.
Desafios e Soluções
A comunidade local inicialmente rejeitou a ideia da ponte, temendo que ela poluísse a paisagem. Mas o design estaiado e delicado, criado pelo arquiteto britânico Lord Norman Foster, conquistou a todos.
Os ventos fortes do vale do rio Tarn eram um grande desafio. A ponte foi reforçada com juntas de dilatação para acomodar a expansão e contração do deque. As colunas e arcos foram projetados para garantir harmonia estética e equilíbrio estrutural.
A construção começou em outubro de 2001 e foi concluída em apenas três anos, com um custo de 400 milhões de euros. Foram usadas 290 mil toneladas de aço e concreto, manipulados por cerca de 600 trabalhadores.
Ponte que Reconectou a Europa
Os moradores temiam que a ponte fizesse os turistas passarem por Millau sem visitá-la, mas o oposto aconteceu. No primeiro ano, cerca de 10 mil carros paravam todos os fins de semana para admirar a ponte. O turismo na região cresceu.
Visitar o sul da França ou a Espanha ficou muito mais fácil para quem vinha do Norte. Millau, que já foi famosa por sua cerâmica durante o Império Romano, agora é conhecida pelos seus píers e passeios de barco sob o viaduto.
Como disse o arquiteto Foster, “uma ponte tem a ver com comunicação no sentido mais amplo, não apenas conectando dois platôs, mas ligando pessoas”. E essa gigante fez isso com muita delicadeza, reconectando a Europa.