Estela de Tel Dã: Relíquia Bíblica de Rei Davi Vai aos EUA

Gente, olha que máximo! A Estela de Tel Dã, uma placa de pedra com inscrições que comprovam relatos bíblicos do rei Davi, saiu de Israel e vai ser exibida nos Estados Unidos. Esse artefato, escrito em hebraico antigo, é considerado pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) como o mais antigo ligado ao segundo rei de Israel. Super histórico, né?

Você pode conferir essa peça de pertinho na exposição ‘Kingdom of David and Solomon Discovered’ (Reinos de Davi e Salomão Descobertos) no Armstrong Auditorium, no campus da Herbert W. Armstrong College, em Edmond, Oklahoma. A mostra vai rolar de 22 de setembro até 25 de novembro, quando o empréstimo do Museu de Israel em Jerusalém termina.

A Estela de Tel Dã foi descoberta em 1993 e, após datação por carbono-14, os cientistas concluíram que ela foi criada no final do século 9 a.C. Na tradução, a nona linha do texto descreve a vitória de um rei arameu sobre um rei da Casa de Davi. Dá pra ler: ‘Eu matei Jorão, filho de Acab, rei de Israel, e matei Ocazias [ou Acazias], filho de Jorão, rei da casa de Davi.’

A expressão ‘Casa de Davi’ aparece 26 vezes na Bíblia, e a Estela de Tel Dã narra como Hazael da Síria liderou batalhas contra os reinos de Israel e Judá, onde os descendentes de Davi reinavam. Todo esse drama é contado no nono capítulo do Segundo Livro de Reis.

Hazael teria encomendado a placa para celebrar sua vitória, e ela foi instalada como monumento na cidade israelita de Dã, no Norte de Israel.

Até a descoberta da rocha basáltica nos anos 90 pelo arqueólogo Avraham Biran, muitos estudiosos achavam que o rei Davi era uma figura mitológica. Mas a Estela de Tel Dã não só prova que ele existiu, como confirma a existência de toda a sua casa real, exatamente como na Bíblia. O Armstrong Institute of Biblical Archaeology, que pediu o empréstimo ao Museu de Israel, destaca que Davi era tão importante que um rei sírio de mais de 150 anos depois ainda o mencionava.

‘O Louvre tem a Mona Lisa de Leonardo da Vinci e nós temos a Estela de Tel Dã do rei Hazael’, comentou a curadora do Museu de Israel, Pirchia Eyal.

Essa é só a segunda vez que a pedra viaja aos Estados Unidos. Na primeira, ela ficou um tempo no Metropolitan Museum of Art, o Met, em Nova York. Se você está nos EUA e quer ver essa relíquia, pode reservar ingressos gratuitos no site do Armstrong Auditorium.

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar