Gente, olha que novidade incrível! O SS United States, aquele navio transatlântico super famoso dos EUA, que estava encostado há 55 anos no porto de Filadélfia, vai ganhar um destino bem diferente. Nada de desmanche ou museu, ele vai virar o maior recife artificial do mundo e uma nova atração para mergulhadores. 🌊🚢
Na semana passada, o governo de Okaloosa, na Flórida, comprou o navio. A ideia é afundá-lo perto da cidade de Destin para atrair turistas e vida marinha, gerando benefícios ecológicos e econômicos. Um projeto super sustentável e inovador, né?
Deve gerar lucro
O casco gigante do navio, com quase 300 metros, vai se transformar no maior recife artificial do mundo. Isso não só vai atrair vida marinha, mas também muitos turistas, o que deve movimentar a economia local. A previsão é que a visitação submarina comece no final do ano que vem.
Vendido por US$ 1 milhão
O SS United States foi vendido por 1 milhão de dólares pela SS United States Conservancy, uma ONG criada por Susan Gibbs, neta do projetista do navio. Mas o governo de Okaloosa vai gastar dez vezes mais no projeto, incluindo a criação de um museu em Destin com peças do navio. Só para preparar o casco e transportá-lo, o custo será de mais de 7 milhões de dólares.
“Um ótimo negócio”
Mesmo com o alto investimento, o governo do condado está otimista. Um estudo da Universidade da Flórida mostra que cada dólar investido em recifes artificiais gera sete dólares em benefícios econômicos. Paul Mixon, presidente do conselho do condado, acredita que o projeto será bom tanto para o meio ambiente quanto para a economia local. “É um ótimo negócio, em todos os aspectos”, diz ele.
Navio imponente e histórico
O SS United States é um navio super imponente e histórico. O atual maior recife artificial do mundo, criado com o afundamento do USS Oriskany, atrai cerca de 10.000 mergulhadores por ano e rende 3,6 milhões de dólares à região. Com o SS United States, o resultado financeiro deve ser ainda maior.
Acessível para iniciantes
Para permitir que mergulhadores de todos os níveis explorem o navio, ele será afundado em uma área de baixa profundidade, a cerca de 25 milhas da costa. As chaminés serão removidas para que até os novatos possam passear pelo convés submerso, enquanto os mais experientes poderão explorar as partes internas.
Mixon também acredita que o recife artificial vai criar novos habitats para a vida marinha e impulsionar a pesca recreativa, uma atividade super popular nos EUA.
Vai ajudar a pesca
Susan Gibbs, presidenta da SS United States Conservancy, vê o projeto como uma alternativa digna para o navio. “Transformá-lo no maior recife artificial do mundo é uma opção mais digna para um navio com a sua relevância histórica”, diz ela.
Quase foi despejado do porto
Antes de ser vendido, o futuro do SS United States era incerto. Com dívidas acumuladas de quase R$ 1 milhão em aluguéis atrasados, o navio quase foi despejado do porto de Filadélfia. A venda para o governo de Okaloosa veio como um alívio para a ONG que administra o transatlântico.
Famosos viajaram nele
O SS United States já transportou muitas celebridades, como Marilyn Monroe, Salvador Dalí, Judy Garland, Cary Grant e Walt Disney. Até o ex-presidente americano Bill Clinton fez uma das últimas viagens do navio em 1968.
Afundar para não virar sucata
Lançado em 1952, o SS United States navegou até 1969, quando o crescimento do transporte aéreo forçou sua aposentadoria. Desde então, a ONG de Susan Gibbs lutou para que ele não fosse desmanchado e vendido como sucata.
O mais veloz do mundo
Além de ser um dos primeiros grandes transatlânticos de luxo dos EUA, o SS United States ainda detém o recorde de velocidade na travessia do Atlântico, conquistado em 1952. Ele cruzou o oceano a uma velocidade média de 66 km/h, um feito impressionante até hoje.
Então, gente, que história incrível! Um navio tão icônico vai ganhar uma nova vida no fundo do mar, contribuindo para o meio ambiente e ainda gerando turismo e renda. 🌊💙