Gente, vocês sabiam que tem uma maneira certa de degustar e guardar queijos? Pois é, mesmo sendo super populares nas nossas receitas e dietas, muitas vezes a gente acaba cometendo alguns errinhos básicos.
Os mestres da Academia de Queijos do Reino Unido, uma organização que treina queijeiros e especialistas, compartilharam com o Daily Mail os principais erros que cometemos com queijos e deram dicas preciosas para montar a tábua perfeita e harmonizar com bebidas. Bora conferir?
Os 8 erros ao lidar com o seu queijo
1. Embrulhar em papel filme
O queijo é tipo um organismo vivo, então ele “sufoca” se embrulhado em plástico. O ideal é usar papel manteiga ou um pote plástico com ventilação.
2. Guardar na parte errada da geladeira
Nada de deixar o queijo nas prateleiras centrais da geladeira, onde o ar frio circula e resseca a peça. O lugar certo é na gaveta, que é mais úmida.
3. Congelar o queijo
Congelar queijo? Melhor não! Isso altera o sabor e a textura. Quando descongelado, ele fica granuloso e com um gosto bem diferente do original.
4. Servi-lo muito frio ou gelado
Queijos devem ser degustados em temperatura ambiente. Tire da geladeira pelo menos uma hora antes de servir. A única exceção são muçarela italiana, ricota e queijo de cabra, que só precisam de 30 minutos.
5. Degustar só depois da refeição
Queijo pode ser a estrela da sua mesa, não só um tira-gosto. Incorpore no café da manhã, almoço, jantar e até nas sobremesas.
6. Retirar a casca do queijo
Em queijos artesanais, a casca é comestível e cheia de sabor. Então, nada de tirar a casca, especialmente de queijos como o brie.
7. Engolir rápido
Comer queijo rápido? Jamais! Aprecie os aromas e sabores devagar para uma experiência multissensorial.
8. Evitar queijo embolorado
Nem todo mofo é ruim. Em queijos mais firmes, eles podem ser cortados e o restante ainda pode ser consumido. Mas fique atento à cor e textura do mofo.
Como montar a tábua de queijos perfeita
Escolha entre três a cinco tipos de queijos, misturando frescos, de maturação média e intensos. Combine com biscoitos salgados, mel, geleias, frutas e castanhas.
O que beber com o seu queijo?
Vinhos brancos são mais versáteis que os tintos. Espumantes combinam bem com queijos cremosos e vinhos doces vão bem com a maioria dos queijos. Para quem não bebe álcool, água com gás ou kombucha são ótimas opções.