Navio Flip: A Surpreendente Reviravolta do Navio que Afunda e Volta

Gente, olha que história louca! No ano passado, depois de mais de meio século de pesquisas científicas nos oceanos, anunciaram a aposentadoria do navio mais original do mundo: o Flip, que significa ‘Floating Instrument Platform’. Mas o nome também é um trocadilho com ‘flip’, que em inglês quer dizer ‘virar’, a principal característica desse navio super diferente.

Na época, a equipe americana do Departamento de Pesquisa Naval da Marinha dos EUA e do Scripps Institution of Oceanography, que operou o navio por décadas, quase chorou ao se despedir do Flip. Ele foi levado de sua base em San Diego, Califórnia, para um estaleiro no México, onde seria desmontado e transformado em sucata. Triste, né?

Mas calma, a história não acaba aí! No meio da sua última viagem, o destino do Flip mudou completamente. Em vez de ser demolido no México, ele foi levado para uma reforma completa na Europa. Sim, ele ganhou uma nova vida!

Como num filme de ação

Por trás dessa reviravolta digna de cinema estavam os dirigentes da Deep, uma empresa inglesa que cria maneiras de viver debaixo d’água em módulos submarinos tecnológicos. Eles ficaram tocados com a decisão de desmanchar o Flip e enviaram uma equipe para o México para parar o processo de demolição.

Depois, compraram o navio e o redirecionaram para um estaleiro em Barcelona, onde ele será reformado e modernizado para servir de suporte aos planos da empresa de construir módulos submersos habitáveis. A CEO da Deep, Kristen Tertoole, explicou: ‘O Flip nasceu da audácia de um grupo de engenheiros que ousou construir um navio que afundava de propósito. E a nossa missão é tão ousada quanto: permitir aos humanos habitar o mar.’

Engenharia e ousadia

A decisão foi comemorada por todos, até pelos engenheiros que haviam determinado o fim operacional do navio. ‘Ainda bem que salvaram o Flip a tempo’, disse Tom Drake, responsável pelo Departamento de Pesquisa Naval da Marinha americana. ‘O desmanche dele representaria o fim de uma era da indústria naval, onde a engenharia se uniu à ousadia.’

A reforma do Flip vai levar cerca de um ano e meio, e a previsão é que ele volte a impressionar as pessoas em 2026, quando já terá quase 75 anos de existência. Impressionante, né?

Como ele afunda e volta?

O Flip foi criado no final dos anos 1950 por dois engenheiros americanos e inaugurado em 1962 para pesquisas oceânicas. Com um simples comando, o mar invadia a parte frontal do casco, e com o peso da água, o Flip começava a erguer a popa e mergulhar gradativamente no oceano. Minutos depois, o navio ficava na vertical, só com a popa fora d’água, parecendo um periscópio.

Para voltar à posição normal, bastava fazer o processo inverso, injetando ar comprimido no interior do casco, que gradualmente retornava à superfície.

Vaso sanitário na parede

O Flip era um prodígio da indústria naval, com soluções originais como anteparas internas que giravam junto com o casco e peculiaridades como dois vasos sanitários em cada banheiro, um no chão e outro na parede. E agora, graças a essa reviravolta incrível, ele foi salvo do desmanche e terá uma nova chance de brilhar!

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar