Prefeitura de SP Causa Polêmica com Comunicação do Carnaval de Rua

Gente, olha só essa! A comunicação do Carnaval de rua feita pela Prefeitura de São Paulo virou piada nas redes sociais. Tudo porque ignoraram os blocos da própria cidade e ainda se meteram numa polêmica desnecessária com outros grandes centros carnavalescos.

O que rolou?

A arte postada pela Prefeitura mostra uma foto do desfile do Galo da Madrugada, super tradicional em Recife, que participa da folia paulistana na região do Parque do Ibirapuera. Com filtros que intensificam o céu azul e clareiam o asfalto, a imagem traz dançarinos de frevo em destaque e a frase: “Vai começar o maior Carnaval do Brasil”. Dá uma olhada:

Recebendo blocos de todo o Brasil

Uma das melhores características do Carnaval de São Paulo é receber de braços abertos diversos blocos do Brasil inteiro. Isso traz uma diversidade muito interessante e gostosa para a festa.

Daniela Mercury, Baiana System, Bell Marques, Banda Eva, Monobloco, Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Orquestra Voadora, Fogo e Paixão, Bloco da Anita do Rio, Galo da Madrugada, Bicho Maluco Beleza de Alceu Valença são apenas alguns exemplos de desfiles que acontecem na cidade todo ano.

Cadê os blocos paulistanos?

Mas, com todo respeito por esses grandes blocos que vêm para São Paulo, não dá para entender por que os blocos originais da cidade não são valorizados na comunicação oficial.

Foram eles que realmente transformaram São Paulo. Antes do movimento dos blocos paulistanos, que ocuparam as ruas no Carnaval, a cena cultural da cidade se concentrava em espaços fechados. Nas últimas décadas, essa cena se expandiu para o espaço público, atrás dos trios elétricos desses blocos.

Representatividade local

Por que não uma foto das percussionistas do Ilu Oba de Mim, das noivinhas do Casa Comigo, da multidão do Baixo Augusta, da orquestra de metais da Charanga do França, do Tarado ni Você, do Explode Coração, do Agrada Gregos, dos punks do Urubó, do Esfarrapado, do Ritaleena, do Bastardo, do Jegue Elétrico, do Pagú ou do Minhoqueens? São tantas imagens que poderiam estar no cartaz representando o incrível Carnaval paulistano.

Uma oportunidade perdida

Além disso, em vez de afirmar que é o “maior Carnaval do Brasil”, gerando reações de outras cidades tradicionais e memes desagradáveis, a Prefeitura poderia se gabar de receber todos os carnavais do Brasil em uma única cidade.

A festa é uma representação perfeita da capital cosmopolita e efervescente, que acolhe muito mais do que repudia quem decide passar a vida cruzando a Ipiranga com a São João.

A cidade que agora entende a importância cultural e econômica do Carnaval de rua deveria valorizar os verdadeiros protagonistas da festa. Não é necessário quantificar ou qualificar o melhor ou maior Carnaval, mas sim exaltar as características de cada centro da folia.

Em São Paulo, com muito esforço e perseverança, foi construído pelos seus blocos o Carnaval da diversidade.

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar