São Paulo é um verdadeiro paraíso para os amantes da culinária japonesa. Aqui, os restaurantes mais premiados fazem jus à maior comunidade japonesa fora do Japão. Esqueça as adaptações americanas com cream cheese e hot roll. Os jantares são um verdadeiro teletransporte para o Japão.
Tradição e Qualidade
Jo Takahashi, produtor cultural, destaca que o respeito às estações do ano, a atenção à aparência e a valorização de cada ingrediente são alguns dos princípios da cultura nipônica à mesa. Guiados por técnicas autênticas, os restaurantes tradicionais de São Paulo oferecem o omakase, que significa ‘eu confio em você’. Nesse serviço, o sushiman escolhe os pratos, que podem incluir caldos, sushis, pratos quentes e sobremesas, totalizando mais de 15 etapas.
Restaurantes Imperdíveis
Aizomê
Provar o omakase da chef Telma Shiraishi é uma experiência descomplicada e democrática. Basta chegar sem reservas e pedir para começar a aventura de sete etapas, que podem ser veganas ou vegetarianas. Para quem deseja gastar menos, a dica é o delicioso udon. Endereço: Alameda Fernão Cardim, 39, Jardim Paulista.
Goya Zushi
Uilian Goya e sua equipe começam a preparar a degustação desde a manhã. O shari surpreende pela acidez do tempero de vinagre envelhecido, equilibrando a gordura do atum otoro maturado. A tradição e a autenticidade são o centro do sabor. Endereço: Alameda Franca, 1151, Jardins.
Kanoe
Conseguir um lugar no balcão de Tadashi Shiraishi pode levar 45 dias. A refeição é uma ‘quase cerimônia’, com 18 etapas, incluindo atum bluefin espanhol maturado e bolo de omelete japonês. Endereço: divulgado após a reserva.
Kuro
Com apenas dez clientes por vez, a degustação de 15 etapas inclui ingredientes importados do Japão, como o wasabi fresco de Nagano. Endereço: Rua Padre João Manuel, 712, Cerqueira César.
Murakami
Tsuyoshi Murakami vai além das expectativas, envolvendo o público com explicações detalhadas. A experiência pode incluir até 12 sushis, dois hand rolls, tempurá e um prato quente. Endereço: Alameda Lorena, 1186, Jardins.
Shin-Zushi
Os irmãos Ken e Nobu mantêm a tradição do restaurante inaugurado pelo pai em 1981. O omakase inclui 15 passos, com destaque para pescados frescos do litoral brasileiro. Endereço: Rua Afonso de Freitas, 169, Paraíso.
Bares com Toque Japonês
Hirá Ramen Izakaya
Michelly Rossi assina a coquetelaria, abusando de ingredientes nipônicos. Experimente o nakameguro ou o umami martini. Endereço: R. Fradique Coutinho, 1240, Vila Madalena.
Koya88
Thiago Pereira cuida das bebidas e Thiago Maeda da cozinha. Destaque para o pineapple chuhai e o mr. shinoda. Endereço: R. Jesuíno Pascoal, 21, Vila Buarque.
Imakay
Kevin Cavalcante lidera o bar, com coquetéis como o sunomono sour e o hana. Endereço: R. Urussuí, 330, Itaim.
The Punch
Com capacidade para 11 pessoas, o bar oferece coquetéis personalizados pelo proprietário Ricardo Miyazaki. Endereço: Rua Manuel da Nóbrega, 76, loja 17, Paraíso.
Molhinho de Pimenta Japonês
O taberu rayu é um óleo de pimenta japonês que combina cebola, alho, flocos de pimenta e gergelim. Pode ser encontrado em mercearias japonesas ou feito em restaurantes como o Kotori.
Casa Bueno
Desde 1991 na Liberdade, a loja importa produtos do Japão, incluindo o molho de pimenta. Endereço: Rua Galvão Bueno, 48, Liberdade.
Kotori
A equipe de Thiago Bañares prepara um tempero coringa com óleo vegetal, cebolinha, alho, flocos de pimenta e gergelim. Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 639, Pinheiros.