Descubra a Riesling: A Uva Branca que Você Precisa Conhecer

Você já ouviu falar da riesling? Em um trecho do documentário ‘Somm’, de 2012, alguns sommeliers destacaram essa uva como uma das mais subestimadas. E adivinha? Todos foram unânimes: riesling é a queridinha que ainda não caiu no gosto geral.

O Mistério da Riesling

Desde o documentário, a riesling ganhou um pouco mais de espaço, mas ainda é um segredo bem guardado entre os entendidos. Uma das razões pode ser a dificuldade que os vinhos da Alemanha, principal produtora da casta, enfrentam para conquistar mercados. A barreira da língua e um sistema complicado de classificação são alguns dos obstáculos. Mas o preconceito também pesa.

Muita gente ainda associa o vinho alemão ao Liebfraumilch, aquele vinho da garrafa azul que bombava nos anos 80. Docinho e com ‘gosto de uva’, era super comum em festas no Brasil. Com o tempo, esse vinho saiu de moda e virou sinônimo de vinho ruim. ‘O vinho de garrafa azul destruiu a reputação do vinho alemão’, diz Vinicius Mesquita no programa.

Mas essa associação é injusta e ignora a qualidade extrema dos vinhos alemães, especialmente os de riesling. Aliás, a cepa nem era usada na produção do Liebfraumilch.

Vinho Doce é Ruim? A Riesling Prova que Não

No ‘Vamos de Vinho’ sobre a casta riesling, Rodrigo Barradas defende os vinhos doces. ‘A riesling é propícia para vinhos que não são tão secos, e eles são ótimos’, diz o jornalista no programa.

A riesling é super versátil, produzindo vinhos de alta qualidade em diversos níveis de doçura. Nos vinhos alemães, vai desde os secos (trocken) até os raríssimos e cobiçados trockenbeerenauslese, vinhos doces feitos com uvas atacadas pela ‘podridão nobre’.

O que equilibra os vinhos doces de riesling é a acidez marcante, que evita que os vinhos fiquem enjoativos. A complexidade dos aromas da casta também ajuda, com notas que vão de frutas cítricas a tropicais, como abacaxi, muita mineralidade e, frequentemente, uma nota de petróleo.

Vamos de Vinho

Novos episódios do ‘Vamos de Vinho’ estão disponíveis toda sexta-feira no Youtube de Nossa e no Canal UOL. Nesta temporada, há também uma newsletter para receber mais dicas práticas de vinho no seu e-mail toda semana. Fique ligado e descubra mais sobre essa uva incrível!

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/03/28/vinho-alemao-e-injusticado-conheca-a-uva-riesling-estrela-local.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar