O Lollapalooza abriu no último final de semana a temporada de grandes festivais de música de 2025. Mais uma vez, o festival, com sua produção impecável, conseguiu se manter como um grande atrativo para artistas, marcas patrocinadoras e movimentou a economia de São Paulo.
Desigualdade no Acesso à Cultura
Mas, ao mesmo tempo em que eventos desse porte são importantes para as cidades e artistas, eles também evidenciam a desigualdade no acesso à cultura no Brasil. Poucos têm muitas ofertas culturais, enquanto a maioria não tem acesso a quase nada.
O poder público ainda deixa muito a desejar na oferta cultural. Projetos de democratização do acesso à cultura geralmente envolvem a construção ou reforma de equipamentos culturais que não atendem à demanda. A velocidade desses investimentos não acompanha os desejos da população.
Sucateamento dos Eventos Públicos
Além disso, os grandes eventos públicos e gratuitos vêm sofrendo um sucateamento impressionante. Em São Paulo, a Virada Cultural, que já foi o maior festival do Brasil, perdeu relevância e se transformou em uma coleção de poucos palcos cercados e com lotação limitada.
Eventos como Jornada do Patrimônio, Festival Mário de Andrade, Mês do Hip Hop, Mês da Consciência Negra, Abril pra Dança, Arraial de São Paulo, SP na Rua e Semana do Rock, que lotavam as ruas da cidade, sumiram ou ficaram quase invisíveis.
Problemas nas Festas Populares
Outros eventos pelo país seguem essa linha. Mesmo nas tradicionais festas populares, como o Carnaval e os festejos juninos, há problemas como pouco apoio financeiro para blocos e quadrilhas juninas, restrições de horários, mudanças de trajetos e ataques às tradições.
Contrapartidas Culturais
Não há debate sobre contrapartidas culturais que os grandes festivais e eventos privados poderiam gerar. Shows com artistas escalados para os festivais, palestras, debates e oficinas poderiam ser revertidos para as cidades de alguma forma.
Seria uma relação
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/ale-youssef/2025/04/01/grandes-festivais-sao-importantes-mas-evidenciam-abismo-de-acesso-cultural.htm