Dicas de Harmonização de Vinhos para a Páscoa e Curso Gratuito de Vinhos

Você já pensou em combinar vinhos com chocolate na Páscoa? Eu, particularmente, não sou muito fã dessa combinação (prefiro um destilado, como a colunista Tânia Nogueira da Folha). Mas sei que muita gente gosta, então vamos falar sobre isso.

Vinho e Chocolate

Existe uma regra básica: o vinho deve ser mais doce que a sobremesa, ou pelo menos tão doce quanto. Isso porque o açúcar do chocolate pode prejudicar o sabor do vinho seco. Mas e os chocolates com alto teor de cacau e pouco açúcar? Esses podem ter taninos robustos que acabam dominando até mesmo um cabernet.

Para esses casos, há alternativas clássicas: vinhos fortificados doces como Porto, Madeira, Jerez de Pedro Ximenez, e alguns moscatéis licorosos. Um que me deixou feliz numa Páscoa foi o Banyuls, feito com grenache no Roussillon francês.

Colomba e Vinhos

Outra sobremesa de Páscoa que combina bem com vinhos é a colomba. Vinhos passificados, de colheita tardia, e os mencionados acima são ótimas opções. Mas, voltando à dica da Tânia, um destilado também vai muito bem: bourbon, uísque, conhaque, armanhaque, calvados, ou até aquele licor esquecido no fundo do armário.

Agora, sendo sincero, não me importo muito com isso. Se só tiver um tinto seco na hora de comer chocolate, vou com ele mesmo. A harmonização pode não ser perfeita, mas sobrevivemos.

E o Bacalhau?

Bacalhau é um prato tradicional na Páscoa. Os portugueses costumam comer com vinho tinto, e faz sentido. Vinhos tintos com corpo e um leve dulçor combinam bem com pratos substanciosos de bacalhau. Prefira tintos não muito tânicos e que valorizem o aspecto frutado, como gamay ou barbera.

Com vinhos brancos e rosados, quase tudo tende a dar certo. Eu prefiro brancos com mais corpo e não muito aromáticos, mas isso não é uma regra.

Para mim, o gosto metálico que os taninos provocam junto com peixe é desagradável. Até alguns rosados já cortaram meu barato. Lembre-se: qualquer dica de harmonização que não leve em conta a receita específica é genérica e deve ser usada apenas como uma orientação geral.

Curso Gratuito de Vinhos

A Enocultura, escola que oferece cursos da Wine and Spirit Education Trust no Brasil, está oferecendo uma capacitação básica gratuita para profissionais e aspirantes das áreas de gastronomia, hospitalidade e atendimento de vinhos. O curso, chamado Wine for Life, tem apoio da Gérard Basset Foundation.

São quatro encontros de 2h30, abordando viticultura, produção de vinhos, principais uvas, países produtores, serviço, armazenagem, harmonização, composição de carta e venda de vinhos. Interessados têm até 25/4 para enviar um email para recrutamento@winediving.com.br, com currículo anexado, e responder à pergunta “O que significa participar do Wine for Life para você?” (resposta entre 400 e 700 caracteres).

Saideira

Esse tava bom
O Château Bellevue, de Saint-Emilion, safra 2013, é um dos melhores Merlots do planeta. Não é fácil de encontrar e custa mais de 800 reais na Casa Santa Luzia, em São Paulo. Este Grand Cru Classé tem aromas de frutas vermelhas, alguma mineralidade e taninos sedosos.

O barato da semana
Se eu fosse encarar um tinto com bacalhau, seria o EA, um alentejano simples da vinícola Cartuxa. Esse vinho é um corte de alicante bouschet, aragonez, trincadeira e syrah. Custa R$ 71,90 na Amazon.

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/vamos-de-vinho/2025/04/12/vinho-e-chocolate-combinam.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar