Na manhã de 23 de janeiro de 1909, três anos antes do naufrágio do Titanic, o navio Republic, da mesma empresa e projetado pelo mesmo engenheiro, também afundou. O acidente ocorreu após uma colisão com outro navio nas proximidades da ilha de Nantucket, na costa leste dos Estados Unidos, enquanto transportava 742 pessoas.
Um Naufrágio Menos Trágico
Diferente do Titanic, o naufrágio do Republic resultou na morte de apenas cinco das quase 2000 pessoas envolvidas no acidente, considerando os ocupantes dos dois navios. Todos os demais foram resgatados por outros navios.
O que torna o naufrágio do Republic ainda mais intrigante é a suposta valiosa carga que ele transportava: moedas de ouro, dinheiro de bancos franceses e bens dos passageiros. Esses itens nunca foram recuperados, apesar dos escombros do navio estarem a apenas 80 metros de profundidade.
Nova Tentativa de Resgate
O caçador de naufrágios americano Martin Bayerle anunciou uma nova tentativa de recuperar os itens valiosos do Republic no próximo verão americano, entre julho e agosto. Bayerle, que possui os direitos legais de exploração do naufrágio, acredita que o tesouro pode valer milhões de dólares.
Primeira Tentativa
A primeira tentativa de Bayerle foi em 1987, seis anos após ele ter descoberto os restos do Republic. Na ocasião, ele conseguiu levantar recursos com investidores privados e montou uma grande operação de resgate. No entanto, o máximo que conseguiu extrair foram algumas garrafas de vinho e champanhe, todas anteriores a 1900.
O fracasso foi atribuído às limitações impostas pela profundidade e à ausência de plantas do interior do navio, o que levou a equipe a penetrar na parte errada do casco.
Recursos Modernos
Para a nova tentativa, Bayerle provavelmente utilizará robôs submarinos em vez de mergulhadores. Ele está otimista de que finalmente conseguirá recuperar parte das riquezas que o Republic supostamente transportava.
O Naufrágio
O acidente aconteceu devido a um denso nevoeiro, que impediu que os dois navios se vissem. O Republic, um transatlântico de luxo, seguia de Nova York para a Europa com 212 tripulantes e 530 passageiros, muitos deles ricos americanos. O navio tentou evitar o choque, navegando a baixa velocidade e apitando no nevoeiro, mas não conseguiu desviar a tempo.
O SS Florida bateu de frente na lateral do Republic, matando dois dos seus passageiros. As outras vítimas fatais estavam no SS Florida. Apesar dos danos, o SS Florida ajudou a resgatar os ocupantes do Republic.
Resgate Bem-Sucedido
O Republic começou a encher lentamente de água, permitindo uma evacuação segura e ordenada. Todos os passageiros foram resgatados por outros navios. O sucesso do resgate se deve ao fato de o Republic ser o primeiro navio de passageiros equipado com um sistema de telégrafo sem fio, que transmitiu um pedido de socorro rapidamente captado por outros navios.
Fama do Naufrágio
O naufrágio do Republic se tornou famoso por dois motivos: foi o maior navio de passageiros a afundar até então e levou para o fundo do mar as supostas riquezas que transportava. Entre elas, estaria um grande volume de moedas de ouro, parte de um empréstimo que o governo americano estaria fazendo ao Czar da Rússia, Nicolau II.
Direitos de Exploração
Bayerle possui os direitos legais e exclusivos de exploração do naufrágio, algo não tão comum. Sem esses direitos, caçadores de tesouros submersos ficam à mercê das regras de cada país, gerando discussões que podem se arrastar por anos nos tribunais.
Casos Polêmicos
Um dos casos mais polêmicos envolve o caçador de naufrágios inglês Ross Hyett e o governo da África do Sul, na disputa por um carregamento de prata do navio inglês SS Tilawa, afundado por um submarino japonês na Segunda Guerra Mundial. Hyett localizou o naufrágio, retirou a prata e a levou secretamente para a Inglaterra, gerando uma longa disputa legal.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/historias-do-mar/2025/04/17/cacador-de-naufragios-quer-resgatar-tesouro-de-navio-irmao-do-titanic.htm