O Vale de Sonoma, na Califórnia, perto de San Francisco, é uma das regiões de produção de vinho mais diversificadas dos Estados Unidos. Com áreas geográficas variadas, a região oferece vinhos de uvas e estilos diferentes. 🍷
Microclima Único
O fator mais determinante para essa diversidade é o microclima. Os vinhedos do norte da Califórnia são muito influenciados pelos ares frios do Pacífico, que são canalizados entre as montanhas e frequentemente chegam a pontos bastante interiores do estado.
Rodrigo Barradas comenta no videocast Vamos de Vinho desta semana: “Mark Twain dizia que o inverno mais frio que ele passou foi um verão em San Francisco”. Esse mesmo frio, muitas vezes em formato de névoa, é crucial para a produção dos cobiçados pinot noirs de Russian River e Sonoma Coast, áreas que pertencem a Sonoma.
Influência da Névoa
Vinicius Mesquita explica: “Os vinhedos que estão abaixo ou na linha da névoa são os mais frios, e aí dão os vinhos mais sensíveis, como pinot. Os que estão acima são mais quentes e vão dar muito zinfandel e syrah”.
Explore Sonoma
Para conhecer as condições que proporcionam vinhos de tanta qualidade em Sonoma, assista ao videocast Vamos de Vinho. A região é uma alternativa mais charmosa de hospedagem que o vizinho Napa Valley, mais famoso.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/04/25/ar-gelado-do-pacifico-explica-a-qualidade-dos-vinhos-de-sonoma.htm