Chegar ao Fresta é como entrar em um portal de boas vibrações. Mesinhas e cadeiras de madeira, um balcão voltado para o bar e uma cozinha aberta. À esquerda, uma seleção de vinis e um toca-discos. No centro, um ex-voto em forma de coração humano em madeira, obra de Dunga Sampaio, que agradece por um feito alcançado.
O Nascimento do Fresta
Com muita construção, sorte e suor, a chef gaúcha Carol Albuquerque viu seu Fresta nascer e vibrar desde o fim de fevereiro. A história dessa casa de ótima comida, bebida e música, graças à sócia e amiga de infância Daniela Cucchiarelli, começa nas vontades e nas artes.
Dos Palcos à Cozinha
Carol sempre gostou de comer e inventar, mas sua paixão pela culinária não veio de avó ou mãe. Seu primeiro empreendimento foi vender chocolates que aprendeu em um curso. Em Porto Alegre, sua casa era um ponto de encontro entre amigas, onde ela era a boleira oficial. Seu bairro tinha feira de orgânicos, onde começou a ver a comida além das receitas e pratos.
Na adolescência, Carol se encantou pelo teatro e aos 19 anos foi para o Rio tentar a vida nos palcos. Em São Paulo, entrou para a Cooperativa Paulista de Teatro e trabalhou no Ritz. Aos 21 anos, pediu para trabalhar na cozinha e lamenta não ver a mesma gana em jovens cozinheiros hoje.
Entre Gigantes
Carol largou o teatro e voltou a Porto Alegre, onde seu rumo para a cozinha caminhou rapidamente. Pediu para trabalhar como auxiliar de confeitaria e se matriculou no primeiro curso de gastronomia na Unisinos. Depois, foi para um estágio no Olympe, do Claude Troisgros, no Rio, e passou sete meses em um três estrelas Michelin na Europa.
Carol sempre quis aprender com pessoas que considerava referência. De volta ao Brasil, mais um ano de curso e um estágio com Michel Bras, precursor da alta cozinha de vegetais. Durante um ano, aprendeu a relação única dos franceses com alimento, a valorização do artesanal e o
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/04/26/de-bruxelas-a-pinheiros-chef-se-encontrou-em-mistura-de-alta-cozinha-e-bar.htm