Você já imaginou um lugar onde aviões e trens dividem a mesma pista? Pois é, isso acontece na Nova Zelândia! A segurança é super importante em qualquer aeroporto, mas em Gisborne, a coisa é ainda mais complexa. Além de coordenar decolagens e pousos, eles também precisam organizar a passagem de um trem. 😲
O aeroporto de Gisborne
O aeroporto regional de Gisborne fica no subúrbio de Elgin, na ilha do norte da Nova Zelândia. Ele é um dos poucos no mundo que tem sua própria linha de trem, e parte dela cruza a pista do aeroporto. Isso faz do Gisborne um lugar temido por muitos pilotos e passageiros.
Quem passa por ali é o trem a vapor da Gisborne City Vintage Railway. Murray Bell, gerente do aeroporto, contou ao portal Stuff que, quando o aeroporto foi construído nos anos 60, a linha férrea ficava no final da pista. Com o tempo, a pista foi estendida sobre a linha. “Dois terços da pista ficam de um lado da linha férrea e o outro terço do outro lado”, explicou.
Antigamente, o trem fazia uma viagem de ida e volta de Gisborne para Muriwai, cruzando a pista duas vezes. Às vezes, até fazia duas viagens de ida e volta.
Impacto do ciclone Gabrielle
No início de 2023, a linha ferroviária foi seriamente danificada pelo ciclone Gabrielle. Agora, o trem cruza a pista do aeroporto cerca de 15 vezes por ano, principalmente no verão ou quando navios de cruzeiro visitam a região.
Aviões têm prioridade
Os horários de pousos e decolagens precisam ser bem coordenados com a passagem dos trens. Murray Bell explicou que a organização é feita com base na programação de voos, e as aeronaves sempre têm prioridade.
Os funcionários da torre de controle do aeroporto orquestram tudo. O trem para em um ponto específico, enquanto os controladores sabem que ele está chegando. “Tudo é pré-arranjado”, disse Bell. “A torre indica se [o trem] pode seguir ou se deve esperar.”
As pessoas acham isso algo único. Não há nada parecido no Hemisfério Sul, afirmou Murray Bell ao portal Stuff.
*Com informações de matéria publicada em 27/03/2023
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/05/04/aeroporto-nova-zelandia.htm