Você já ouviu falar dos uísques japoneses? Tudo começou com Bill Murray em 2003, no filme Encontros e Desencontros, brindando com a famosa frase: “For relaxing times, make it Suntory time”. Naquela época, pouco se falava sobre os uísques japoneses, mas hoje eles ganharam o mundo e o Brasil está no mapa da Suntory Global Spirits.
Eventos Exclusivos
A última novidade é a Hibiki Listening Sessions, aberta ao público em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em maio, a coluna acompanhou o evento no Kotchi Bar, inspirado nos listening bars do Japão.
Lizandra Freitas, presidente do grupo na América do Sul e América Central, explica que os brasileiros têm a oportunidade de ir além do copo e conhecer a cultura da bebida japonesa.
A Evolução Pop
A participação no filme trouxe relevância e holofotes para o uísque japonês. A bebida é associada a momentos de introspecção e elegância, posicionando-se como uma escolha sofisticada para os consumidores, conta Lizandra.
Em 2023, para celebrar os 100 anos da Suntory, a marca fez uma super produção com Keanu Reeves e lançou uma edição limitada comemorativa.
O Brasil no Mapa
O consumidor brasileiro já reconhece a alta qualidade dos produtos japoneses. Em 2023, aconteceu a 1ª edição do House of Suntory Experience. No ano passado, o Brasil recebeu o lançamento do Hibiki 21 anos, um dos uísques mais premiados do mundo.
Coquetelaria e Jazz
Em 2025, a coquetelaria ganhou destaque, acompanhada de jazz japonês. Hibiki se adapta à tendência, permitindo que os consumidores vejam o uísque como uma opção para mixologia de alta qualidade, diz Lizandra.
Os eventos acontecem no Kotchi Bar (São Paulo), Elena (Rio de Janeiro) e Tarso (Brasília), com o mestre Alex Mesquita comandando as coqueteleiras.
Hibiki traz complexidade e equilíbrio com uma doçura exata de mel, frutas secas, baunilha e um toque harmonioso, tornando-o versátil em coquetéis, conta Alex.
Ele explica que a delicadeza aromática permite combinar o líquido com ingredientes frescos e cítricos, sem dominar o drinque. A estrutura suave é ideal para clássicos como o Highball ou um Old Fashioned.
Para harmonizar, a recomendação é sashimi, tempurá ou carnes grelhadas.
Uísque-Desejo
Hibiki significa “ressonância” em português. A marca reverbera a harmonia entre natureza e humanidade, tradição e inovação, arte e ciência, explica Lizandra.
As garrafas viraram objetos de desejo, com preços que chegam a mais de R$ 600. Os rótulos são feitos de papel washi, pela artista Eriko Horiki, e a caligrafia tradicional japonesa é feita por Tansetsu Ogino. As garrafas têm 24 facetas, representando um micro-clima do Japão.
O conteúdo líquido é um blend das destilarias Yamazaki, Chita e Hakushu.
Para os iniciados, uma experiência divertida. Para os neófitos, uma oportunidade de conhecer melhor o destilado em sua forma mais sofisticada e divertida.
Serviço
São Paulo
Kotchi Bar (Rua Padre João Manuel, 1231 – Cerqueira César, São Paulo)
Hibiki Listening Sessions: 14/05 e 28/05 das 19h às 21h
Valores: R$ 600
Rio de Janeiro
Elena (Rua Pacheco Leão, 758 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro)
Hibiki Listening Sessions: 25/06 e 09/07 das 19h às 21h
Valores: R$ 600
Brasília
Tarso (Asa Norte CLN 308 BL C Loja 59 – Asa Norte, Brasília – DF, 70747-530)
Hibiki Listening Sessions: 19/08 e 26/08
Mais informações: @thehouseofsuntory_experience
Quem quiser bater um papinho, sou a @sigaocopo no Instagram.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/siga-o-copo/2025/05/16/uisque-japones-recorre-aos-drinques-para-ir-alem-dos-copos-de-entendidos.htm