As famosas montanhas chinesas do filme “Avatar”, conhecidas pelos picos de arenito e quartzo no Parque Florestal de Zhangjiajie, estão passando por uma faxina gigante em plena alta temporada turística. A CNN revelou que a quantidade de lixo acumulado nas cavernas do parque viralizou nas redes sociais nas últimas semanas.
Descobertas nas Cavernas
Exploradores começaram a compartilhar os “achados” no Douyin, o TikTok chinês, no fim de março. Em maio, quando o parque está no auge da visitação, os relatos viralizaram e chegaram às autoridades locais.
Agora, equipes do governo municipal estão retirando enormes sacos de lixo das cavernas. Estima-se que o lixo esteja acumulado há mais de uma década, devido ao aumento da popularidade de Zhangjiajie.
Em uma das denúncias mais vistas, o espeleólogo “Xiaofugege” mostrou garrafas plásticas, latinhas e até contêineres de produtos químicos cobrindo rochas e nascentes de água nas cavernas. Ele estima que o lixo acumulado tinha a altura de um prédio de sete ou oito andares.
Até 9 de junho, as autoridades anunciaram que 51 toneladas de lixo já haviam sido removidas de duas das cavernas mais atingidas.
Problemas de Gestão
Segundo a CNN, a maioria dos sacos de lixo continha resíduos domésticos comuns, jogados ali entre 2010 e 2015. O governo local baniu a queima de lixo na época, mas não implementou alternativas para a coleta, o que pode ter contribuído para o descarte nas cavernas.
Na época, jogar lixo nas cavernas era uma prática comum e até organizada. Autoridades e moradores relataram que o vilarejo mandava caminhões para coletar o lixo e jogá-lo nas cavernas regularmente. Um residente contou que seu pai vivia a 200 metros de uma das cavernas e costumava descartar seu lixo ali porque “era conveniente”.
Além do lixo doméstico, foram encontradas grandes quantidades de fezes de animais, que vazavam de buracos no teto das cavernas e formavam piscinas dentro delas. O condado de Cili, famoso pelas criações de porcos, está sendo investigado por descarte ilegal de lixo.
Impacto Ambiental
Das 206 cavernas inspecionadas na região, autoridades estimam que dois terços estejam poluídas. A limpeza foi paralisada de 9 a 12 de junho devido à descoberta de gases tóxicos dentro das cavernas, causados pela decomposição do lixo.
Shuai Huan, vice-diretor de um centro de pesquisa ambiental e geológica local, explicou à CCTV que uma vez que os poluentes infiltram nos aquíferos cársticos, eles podem contaminar rapidamente a superfície da água rio abaixo, deteriorando a qualidade da água e danificando os ecossistemas aquáticos.
Turismo em Alta
Em 2024, mais de 10 cavernas de Bijie foram encontradas contaminadas com lixo doméstico, esgoto e resíduos de gado. Enquanto a retirada segue em Zhangjiajie, o fluxo de turistas no parque aumentou: entre 31 de maio e 2 de junho, quase 400 mil visitantes passaram por lá, um aumento de quase 10% em relação ao ano passado, segundo a imprensa estatal chinesa.
As paisagens cársticas de Zhangjiajie são um tesouro natural chinês e uma maravilha da região, reconhecidas como um geoparque global pela Unesco desde 2015. Em 2010, os picos foram oficialmente rebatizados como “Montanhas Aleluia de Avatar”, após a inspiração do filme de 2009 em sua paisagem.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/07/01/montanhas-de-avatar-passam-por-faxina-apos-sujeira-nas-cavernas-viralizar.htm