San Rafael: O Destino Secreto de Mendoza para Aventura e Vinhos

Maipú, Valle de Uco e Luján de Cuyo são os hotspots de Mendoza para quem busca experiências com vinho. Essas áreas concentram muitas das 200 vinícolas abertas ao público, de um total de 1.200, e ficam perto da capital da região.

Mas se você tem tempo e quer sair do roteiro tradicional, reserve alguns dias para conhecer San Rafael, uma cidade pouco famosa entre os brasileiros.

Um Clima de Interior

San Rafael, o segundo maior centro urbano da província, ainda não foi invadido por grandes empresas. A cidade mantém um clima de interior, com bodegas familiares, praças cheias de vida e atividades na natureza com paisagens surreais.

Victoria Contardo, presidente da câmara de turismo, afirma: “San Rafael é um destino para todas as idades que pode ser aproveitado em qualquer época do ano. Há desde atividades mais tranquilas, como caminhadas e passeios em vinícolas, até turismo de aventura.”

Como Chegar?

Companhias aéreas levam brasileiros a Mendoza em voos diretos de menos de quatro horas. A Gol tem quatro voos por semana: terças, quintas, sextas e domingos. Ao desembarcar, é preciso alugar um carro ou contratar um motorista para percorrer os 234 km até San Rafael.

Outra opção é voar para Buenos Aires e, de lá, pegar um voo de 1h55 até San Rafael com a Aerolineas Argentinas.

Pela localização, um bate-volta não vale a pena. O ideal é se hospedar em San Rafael por dois a quatro dias para aproveitar tudo que a cidade oferece.

Quando Ir?

Mendoza tem um clima desértico, com grande amplitude térmica e pouca umidade. “A média pluviométrica é de 270 milímetros por ano, garantindo que 330 dos 365 dias sejam ensolarados, o que é ótimo para os turistas”, explica Jorge Royon, dono da Milanti Viajes y Turismo.

Com pouca chuva, escolher a melhor época do ano é uma questão de gosto. O verão incentiva atividades aquáticas nos rios Atuel e Diamante, enquanto o inverno permite visitar a estação de esqui Las Leñas. A primavera e o outono oferecem um pouco de cada.

Como se Deslocar na Cidade?

O centro de San Rafael tem restaurantes, bares e serviços úteis, como farmácias e supermercados. Mas as principais atividades turísticas estão afastadas. Para chegar até elas, há três opções: alugar carro, contratar motorista particular ou fechar pacotes com agências de viagens.

O que Fazer?

Em época de calor, a programação destaca atrações na natureza e na represa, além dos vinhos. Confira o vídeo para um preview de tudo e, ao longo da reportagem, mais detalhes sobre os passeios imperdíveis.

Beber Vinho (óbvio!)

Se visitar Mendoza é passar o dia com uma taça na mão, em San Rafael não é diferente. A ocupação espanhola da área começou com a fundação de um forte em 1805 e se intensificou com a plantação das primeiras vinhas a partir de 1840.

Para conhecer essa história, comece pela visita guiada à vinícola precursora. Construída em 1883 pelo francês Rodolfo Iselín, a Bodega La Abeja tem fácil acesso a partir do centro.

Inaugurada pouco depois pelo italiano Valentín Bianchi, a Bodega Bianchi é a maior e mais popular de San Rafael. Administrada pela quarta geração da família, a vinícola oferece degustações e passeios de bicicleta pelos parreirais.

A pequena e novata Chaglasian Wine & Suites recebe estrangeiros por meio de agendamento prévio. Fundada em 2017 por Juan Chaglasian, a vinícola honra suas origens armênias na arquitetura e produção de vinhos.

Considerada uma das vinícolas mais modernas de San Rafael, a Chaglasian exporta 70% da produção para os EUA e conta com um hotel boutique com seis suítes.

Aventurar-se nas Paisagens Surreais

Os rios Atuel e Diamante são essenciais para a geração de energia e irrigação, mas também hospedam atividades de aventura. A Portal del Atuel oferece atrações individuais ou combinadas em um passe diário.

Subindo numa estrada sinuosa a bordo de um 4×4, os visitantes avistam o rio cercado de montanhas. Para entrar na paisagem, atravesse o lago até as faixas de areia que funcionam como praia e aproveite a água para fazer caiaque, canoa ou stand-up paddle.

Quem quer ser mais radical pode se aventurar nas tirolesas ou no rafting. Com correnteza suficiente para diversão, pessoas a partir de 5 anos estão liberadas para o desafio.

Entrar num Labirinto

Entre os vinhedos e o deserto, esconde-se o Labirinto de Borges. A propriedade reúne arte, natureza, gastronomia e cultura em torno de um labirinto de 8.700 metros quadrados.

O caminho desenhado por arbustos convida adultos e crianças a tentar encontrar a saída enquanto se divertem. Erguido em homenagem ao escritor argentino Jorge Luis Borges, o espaço conta com imagens e citações que evocam sua obra.

Jorge dizia que “o pior labirinto não é a forma intrincada que pode nos aprisionar, mas uma linha reta, única e precisa”. Mas será que, depois de uma taça de vinho, ele não preferiria um caminho direto e fácil?

* A jornalista viajou a convite da Gol Linhas Aéreas

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/07/17/com-paisagens-de-outro-planeta-destino-secreto-na-argentina-surpreende.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar