Milhares de turistas se reúnem todos os anos no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, para assistir a um fenômeno incrível: a Cascata de Fogo. Parece que lava escorre do paredão rochoso da famosa montanha El Capitan. Mas calma, não é lava de verdade!
O que é a Cascata de Fogo?
Apesar de parecer fogo, a Cascata de Yosemite é uma ilusão ótica. O que os turistas veem descendo da El Capitan é água, como em outras cachoeiras. A luz do sol ao entardecer cria essa mágica.
Como ela acontece?
A Cascata de Fogo, chamada oficialmente de Horsetail Fall, depende de duas condições meteorológicas. Primeiro, é preciso ter nevado bastante na El Capitan e na área da Cordilheira de Sierra Nevada durante o inverno, entre dezembro e janeiro. Segundo, o céu precisa estar claro entre o meio e o fim de fevereiro.
A neve derrete no topo da montanha com as temperaturas mais altas do fim do inverno, formando a cachoeira. Um céu claro permite que a luz solar atinja a cachoeira, dando a cor de fogo.
As mudanças climáticas colocam a Cascata de Fogo em risco. Se não houver neve suficiente ou as temperaturas não subirem, a cachoeira não terá volume de água. Além disso, se o dia estiver nublado, a luz não chega ao paredão da El Capitan.
Quando a temporada turística começa, a administração do parque publica previsões sobre a ocorrência do fenômeno e atualiza alertas diários. Em alguns anos, a Cascata não aparece devido às intempéries, como em 2020.
Um fenômeno efêmero
O fenômeno é bastante efêmero. Começa cerca de 15 minutos antes do pôr do sol, quando o Sol está na posição correta para que seus raios atinjam a Horsetail Fall no ângulo certo, provocando a ilusão de fogo. Dura apenas cerca de 10 minutos.
O fotógrafo Sangeeta Dey, da revista National Geographic, recomendou ao site da Smithsonian Institution que visitantes cheguem às 11h da manhã. Conseguir um lugar para fotografar pode ser complicado, com até 2.500 pessoas se acotovelando para vê-la.
História da Cascata de Fogo
A Horsetail Fall foi descoberta no início dos anos 70 pelo fotógrafo Galen Rowell. Ele fez o primeiro registro daquela fina faixa alaranjada escorrendo pela borda leste da El Capitan.
Seu nome é uma homenagem à primeira Cascata de Fogo, chamada Yosemite Firefall. Ao contrário da atual, a anterior não era um fenômeno natural, mas um truque para atrair turistas.
O imigrante irlandês James McCauley causava incêndios florestais próximos a Glacier Point para entreter os turistas. A tradição durou até 25 de janeiro de 1968, quando o National Park Service ordenou o fim do show devido ao impacto ambiental.
Interessado em conhecer a Cascata de Fogo?
Para minimizar o trânsito ao redor do parque e o impacto na natureza, o National Park Service obriga visitantes a fazerem reserva com pelo menos 24 horas de antecedência para ver a cascata em fevereiro.
É preciso pagar uma taxa de reserva de US$ 2 por veículo. O valor da entrada do carro é de US$ 35. Tanto a reserva quanto o ingresso são válidos por sete dias.
O National Park Service aconselha visitantes a se prepararem para o clima frio, com geada ou neve, e alerta para possíveis galhos ou troncos queimados nos arredores.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/07/26/cascata-de-fogo-o-que-e-e-como-acontece-o-fenomeno-natural-que-parece-lava.htm