Você já ouviu falar do chafé? Não, não estou falando daquele café aguado, mas sim dos cafés especiais que estão conquistando São Paulo. Esses cafés têm uma coloração diferente, bem longe dos grãos super torrados que escondem defeitos. Aqui, os grãos são torrados apenas o suficiente para destacar os aromas naturais, trazendo dulçor e notas sensoriais como flores e frutas.
O Processo Minucioso
Para chegar a essa qualidade, o trabalho começa no campo. Gabriela Barretto, chef do Chou e do Futuro Refeitório, explica: “Especial não é adjetivo, mas uma classificação”. Para alcançar os 80 pontos mínimos no sistema da BSCA (Associação Brasileira dos Cafés Especiais), que avalia critérios como acidez e uniformidade, é preciso ter qualidade.
Lucas Henrique, Q-grader, explica que três fatores determinam a excelência do café: genética da planta, terroir (incluindo altitude e exposição solar) e processos pós-colheita, como a torra.
Padarias e Cafeterias
No Futuro Refeitório, inaugurado em 2017, a torrefação é parte essencial da operação. Gabriela comenta que, na época, poucas cafeterias torravam seu próprio café. Júlia Fraga, da Mirá, destaca a importância de grãos de qualidade até para receitas de expresso, trazendo sabores mais agradáveis e complexos.
Mercados
Nos mercados, a Orfeu oferece cafés especiais cultivados em duas fazendas na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. A safra inclui pacotes de café forte, microlotes varietais e microlotes lançados em parceria com chefs. O drip coffee é uma opção prática, com grãos moídos em filtros que podem ser acoplados diretamente na xícara.
Restaurantes
Bel Coelho, do Cuia, e Dany Simon, do Cora, enfatizam a importância de grãos selecionados para consolidar uma experiência gastronômica memorável. No Cuia, o café coadão tem notas de frutas cítricas, enquanto no Cora, o café é moído na hora e preparado à mesa, tratado como um ritual.
Cafeterias
Nas cafeterias, como o Coffee Lab, Isabela Raposeiras oferece rituais que ampliam o conhecimento do público sobre café. No Pato Rei, Tiago de Mello leva os clientes em uma viagem pela história do café, servindo bebidas preparadas com grãos de quatro países-chave.
Prêmio Nossa
Está aberta a votação popular do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes. Você pode sugerir seus estabelecimentos favoritos em cinco categorias: Melhor Restaurante Italiano ou Cantina, Melhor Hamburgueria, Melhor Pizzaria, Melhor Boteco e Melhor Bar para Petiscar. Faça sua indicação até o dia 8 de agosto.
Bares
Dois novos restaurantes estão bombando em São Paulo: Wooza e JoJo Ramen. No Wooza, Suemi Uemura cria coquetéis com toques taiwaneses, enquanto Rodolfo Bob assina coquetéis exclusivos para o JoJo Ramen. Ambos oferecem experiências gastronômicas únicas.
Festivais de Vinho
Prepare as taças, porque dois festivais de vinho estão chegando a São Paulo. O Vinho na Vila, nos dias 2 e 3 de agosto, e o Wine Weekend, de 31 de julho a 3 de agosto. Ambos oferecem degustações, aulas sobre vinhos e várias opções de comidinhas para harmonizar.
Clube UOL
Assinantes UOL têm descontos exclusivos em restaurantes e delivery. Aproveite para conhecer o Restaurante The Kith, premiado pelo Bib Gourmand do Guia Michelin, ou pedir um poke fresco no Let’s Poke.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/08/02/o-chafe-dominou-sao-paulo-e-voce-vai-adorar-essa-moda.htm