Chegou do supermercado e não sabe onde guardar as compras? Fica tranquilo, isso é mais comum do que parece. Alguns itens são óbvios, mas outros geram dúvidas e são cercados de mitos. Vamos descomplicar isso juntos?
Leia os Rótulos
Primeiro de tudo, leia os rótulos dos produtos. Eles indicam o armazenamento ideal. Produtos industrializados como molho shoyu, molho de pimenta e vinagre devem ser armazenados conforme a orientação do fabricante.
Agora, vamos falar sobre alguns alimentos que, segundo a ciência, não precisam de refrigeração.
Cebola e Alho
Para manter a textura crocante e durar mais tempo, cebola e alho devem ficar em temperatura ambiente. A umidade da geladeira faz com que brotem e proliferem fungos, além de amolecerem rapidamente.
Batata, Inhame e Cará
Esses tubérculos não devem ir para a geladeira. O frio aumenta a concentração de açúcares, alterando a cor, textura e sabor. O ideal é conservá-los em temperatura ambiente e com pouca exposição à luz solar.
Mandioca
A mandioca só precisa de refrigeração após ser cortada. Nesse caso, descasque, lave e guarde em um pote com água por no máximo 48 horas. Quando intacta, deve ser armazenada em temperatura ambiente, longe da luz.
Café em Pó
Guardar café na geladeira é um mito. O ambiente úmido altera o sabor do café. O melhor é preservá-lo em um pote hermético, sem a presença de ar.
Mel
O mel convencional tem um conservante natural: o alto teor de açúcar. Portanto, não precisa de refrigeração. Já o mel de abelha nativa, com menos açúcar e mais água, pode ser refrigerado para reduzir a fermentação.
Fontes: Ana Paula Patrocinio de Zagiacomo, professora do curso de Nutrição e Dietética do Senac São Paulo; Eugênio Basile, dono da marca Mbee.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/10/12/cafe-batata-e-mel-devem-ir-para-a-geladeira-saiba-mitos-e-verdades.htm
