Gente, olha que interessante! Tem rolado várias dicas nas redes sociais sobre como se virar nos restaurantes de Paris, tipo dizer ‘bonjour’ e perguntar se o garçom fala inglês. Isso porque os garçons parisienses têm fama de serem meio rudes. Mas, segundo brasileiros que estão por lá, parece que o atendimento está melhorando bastante.
A culinária francesa é top, mas os garçons dos bistrôs e brasseries de Paris nem tanto. Eles são conhecidos por serem meio rabugentos. Com as Olimpíadas chegando, vários lugares estão fazendo um esforço para melhorar essa reputação, e parece que está funcionando!
O Enzo, um turista de São Paulo, está em Paris para acompanhar as Olimpíadas. Ele e uma amiga estavam almoçando perto da arena de vôlei e disseram que o atendimento foi super tranquilo. Enzo fala francês, então talvez isso ajude, mas ele disse que até agora foi tudo nota 10.
Já a Larissa, do Rio, que mora na Itália, comentou que está tendo dificuldades com a língua, já que muitos atendentes não falam inglês. Mesmo assim, ela disse que todos estão sendo bem receptivos e querendo ajudar.
Chopp Gelado
Nos bares e restaurantes perto de Porte de Versailles, onde rolam as competições de handebol, vôlei, halterofilismo e tênis de mesa, a galera está aproveitando o calor de mais de 30ºC para tomar um chopp gelado depois dos jogos.
Isabela e Marcele, duas amigas do Rio, estão em Paris há uma semana e disseram que o atendimento melhorou, mas ainda pode melhorar mais. Isabela comentou que as pessoas estão mais simpáticas do que da última vez que ela esteve em Paris.
Marcele também notou um esforço dos atendentes para serem mais simpáticos. Ela disse que, no Brasil, estamos acostumados com um atendimento mais caloroso, mas que em Paris é mais formal e burocrático.
O que Importa é a Comida
Um estudo europeu mostrou que a satisfação dos viajantes em Paris aumentou, especialmente em transportes e táxis. Mas a França ainda fica atrás de outros países em termos de custo-benefício em bares e restaurantes. A recepção aos turistas também é vista como inferior à média europeia.
Sérgio, um carioca que já visitou Paris antes, disse que está acostumado com a forma como os parisienses tratam os turistas. Ele brincou dizendo que o que importa é a comida, não o garçom.
Treinamento para Melhorar
Várias organizações aproveitaram as Olimpíadas para lançar cursos de formação para melhorar o atendimento. A Alliance France Tourisme, por exemplo, criou um módulo online gratuito para formar garçons, policiais e recepcionistas. A Atout France, agência de promoção do turismo, preparou vídeos sobre o comportamento de diferentes nacionalidades para ajudar no atendimento.
Cyril, um garçom com 30 anos de experiência, disse que o bar onde trabalha não fez nenhuma preparação especial para as Olimpíadas, mas que tudo está correndo bem. Élodie, que trabalha em um café, também elogiou o clima de confraternização e disse que Paris já está acostumada a receber muitos turistas.