Cozinha das Quebradas: Thiago Simpatia Explora Sabores Únicos de SP

Não é só dos barzinhos da Vila Madalena ou das cantinas italianas do Bixiga que vive a gastronomia de São Paulo. Nas quebradas da capital, a culinária também mostra sua força em sabores, aromas e histórias.

Thiago Simpatia e a Cozinha das Quebradas

É nas ruas fora do centro de uma das principais capitais gastronômicas do mundo que Thiago Simpatia experimenta novas receitas e indica lugares imperdíveis na segunda temporada de ‘Cozinha das Quebradas’, que estreia amanhã (28) no YouTube de Nossa.

Mais uma vez, o ‘Cozinha das Quebradas’ vem mostrando que a culinária da periferia é pura arte, criatividade e superação. Porque é sobre acreditar que da quebrada sai o melhor tempero do mundo! Thiago Simpatia, apresentador.

Zona Leste em Destaque

A Zona Leste é o destaque da temporada. No programa de estreia, Thiago te leva para conhecer a Lasanharia da Maria, em Cidade Tiradentes, para provar que a alta gastronomia também pode ocupar as periferias.

Lasanharia da Maria na Praça Professor Jose R. Dos Santos, 163 - Cidade TiradentesLasanharia da Maria na Praça Professor Jose R. Dos Santos, 163 – Cidade Tiradentes – Paulo Sodre/UOL

Para adoçar o programa, Simpatia vai de Alê Doces: “Foi uma grata surpresa conhecer alguém que transformou uma simples caixa de ferramentas num instrumento de alegria pelas ruas de São Paulo.”

Explorando Novos Sabores

Nesta temporada, o Cozinhas da Quebrada desceu a serra e foi parar em Santos. Na baixada, o tempero da periferia se manifesta no OutBeco, um bar com comida de boteco para ir depois de uma tarde de praia.

Esquenta

Enquanto espera pelos novos episódios, conheça a seguir alguns dos lugares que o programa já visitou na primeira temporada.

Organicamente Rango

Preparadas com alimentos orgânicos, as receitas saudáveis da cozinha comunitária comandada pela Tia Nice têm preço justo e acessível.

Os pratos variam de feijoada completa — o sucesso da casa — a moqueca, bobó de shimeji e fricassê de palmito vegetariano, feito com pupunha e batata.

Vai lá: Rua Batista Crespo, 105 – Campo Limpo

Para experimentar a feijoada da Tia Nice, saiba mais: @organicamenterango

Nutri Favela

Desde 2018, a nutricionista Patrícia Salve compartilha em suas redes sociais receitas preparadas com ingredientes saudáveis, utilizando tudo que tem guardado na geladeira. Para ela, o importante é cozinhar com criatividade e gastando pouco.

Ela ensina receitas para facilitar a vida no perfil: @patisalves

Acarajé da Tia Iraci

A Tia Iraci traz o gostinho da Bahia para São Paulo, nos acarajés que vende na região do Parque Munhoz, no bairro do Campo Limpo, na Zona Sul. Sua barraquinha abre às quartas, quintas e sextas, das 12h às 19h.

Vai lá: Parque Munhoz, Campo Limpo – Zona Sul

Oxente! Tem Cuscuz

São 32 versões de cuscuz para você experimentar — com sete opções doces! Comandado pelo alagoano Cássio dos Santos Gomes e sua mãe, o restaurante inova nos sabores e acompanhamentos do prato típico nordestino.

O mais pedido é o Cuscuz Alagoinha, que vem recheado com carne seca e catupiry.

Vai lá: Avenida Agostinho Rubin, 427 — Jardim Germânia

Para matar a saudade do nordeste em SP, é só conferir: @oxente_temcuscuz

Inooburguer

Com hambúrgueres inspirados em grandes redes de fast-food, a Inooburguer surgiu em 2020, durante a pandemia. Em seis meses, já contava com mais de 10 funcionários e hoje tem duas unidades.

Além da famosa piscina de cheddar, os clientes podem aproveitar o rodízio de mini-hambúrgueres.

Em dois endereços: Rua Odemis, 34B — Campo Limpo e Av. Pedro Bueno, 771 A – Jabaquara.

Conheça o cardápio: @inooburguer

Pretona BBQ

Especializada em churrasco, Tatiana é a mulher por trás da persona ‘Pretona BBQ’. Com mais de 10 anos de experiência na área, a Chef compartilha suas receitas em festas, eventos e feiras gastronômicas por São Paulo e região.

Confira dicas para seu churrasco no perfil: @chefpretonabbq

Instituto Ações Sociais Vó Tutu

Vencedor do prêmio Causa Social ‘Comer e Beber 2023’, o instituto ajuda no combate à insegurança alimentar na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. Idealizado pela Vó Tutu, distribui mais de dois mil pães por dia. Na pandemia, o projeto social ganhou ainda mais força e continua mudando a vida de milhares de pessoas com a ajuda de doações.

Para ajudar a iniciativa, saiba mais: @votutuoficial

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/10/27/de-sp-ao-litoral-2-temporada-de-cozinha-das-quebradas-estreia-no-uol.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar