O fotógrafo argentino Maximiliano Jonas acaba de ganhar o prêmio de ‘melhor trabalho de câmera’ por suas fotos emocionantes de baleias e seus filhotes na costa sul da Patagônia. 🌊📸
Reconhecimento Internacional
Esse reconhecimento aconteceu no Global South Video News Awards, um evento realizado em Abu Dhabi neste mês, promovido pela agência de vídeos Viory. É um baita reconhecimento para quem ama o que faz!
Compartilhando a Beleza no Instagram
No Instagram, @maxijonas, ele compartilha com mais de 100 mil seguidores os flagrantes diários das baleias francas austrais. Essas baleias aparecem na região de maio a novembro para acasalar e dar à luz. É um espetáculo da natureza que ele capta com maestria.
Recorde de Baleias
Somente neste ano, foram detectados 2.110 indivíduos da espécie baleia franca austral numa região que compreende 620 km de costa na Patagônia argentina. Do total, 826 eram filhotes. O último recorde foi em 2018, com 1.600 baleias. Esses dados são do Centro de Estudos de Sistemas Marinhos (CESIMAR-CONICET), que monitora a região há 26 anos.
Uma Vida Dedicada às Baleias
Maximiliano Jonas fotografa a vida marinha da região há mais de 20 anos e conta que deve tudo às baleias. Ele lembra que, durante a pandemia, fez um vídeo que viralizou, mostrando uma baleia empurrando uma prancha de stand-up paddle. Na época, ele estava com um problema nas cordas vocais e sem voz. Depois do vídeo, ele foi parar na capa do jornal Clarín e uma médica de Buenos Aires entrou em contato, oferecendo ajuda.
Uma História de Superação
Jonas aceitou o convite, viajou à capital argentina e, após uma cirurgia a laser nas cordas vocais, conseguiu se curar. Ele diz que as baleias não só deram sua voz de volta, mas salvaram sua vida. Se não tivesse se tratado, poderia ter perdido a voz ou até a vida. Por isso, ele tem uma gratidão enorme pelas baleias e retribui mostrando-as e contando suas histórias.
Outros Premiados
O Global South Video News Awards foi realizado durante o Bridge Summit, uma conferência de mídia, jornalismo e tecnologia que aconteceu de 8 a 10 de dezembro em Abu Dhabi. Além de Jonas, foram premiados os fotojornalistas e cinegrafistas Enrique Ortiz, do Equador, Masoul Al Jarousha, da Palestina, e Ernest Dela Aglanu, de Gana.
* O jornalista viajou à convite da Viory.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/12/23/argentino-vence-premio-internacional-por-videos-virais-de-baleias.htm
