A Fascinante História do Babr: O Símbolo de Irkutsk

52º16’N, 104º17’L
Estátua do Babr
Irkutsk, Irkutsk, Rússia

Origem do Símbolo

Nem sempre criaturas mitológicas surgem da imaginação de pessoas criativas. Às vezes, de situações triviais podem nascer símbolos duradouros. Irkutsk, uma cidade na Sibéria, é um exemplo disso. Fundada por cossacos no século 17, a cidade cresceu graças ao comércio de peles de animais, tornando-se um importante polo nesse setor luxuoso e polêmico.

Irkutsk e a Transiberiana

Hoje, Irkutsk é uma parada popular da Transiberiana, próxima ao Lago Baikal, quase no meio do caminho entre Moscou e as pontas orientais da ferrovia, Vladivostok e Pequim. No centro histórico da cidade, que é candidata a patrimônio cultural da Unesco, uma estátua chama a atenção: a criatura símbolo de Irkutsk.

O Babr e a Zibelina

Essa estátua não tem nada a ver com o urso-pardo, símbolo da Rússia, nem com a águia de duas cabeças do brasão do país. Trata-se de um animal feroz, com patas proeminentes, longos bigodes e uma cauda volumosa, carregando uma zibelina na boca. A presença da zibelina remonta ao comércio de peles, que foi crucial para a expansão do Império Russo.

O Comércio de Peles

Os depósitos de Irkutsk ficavam abarrotados de peles de raposas, esquilos, ursos-polares, gatos-selvagens, visons e arminhos. No século 17, uma pele de raposa preta de primeira podia render ao caçador o equivalente a uma cabana, 20 hectares de terra, cinco cavalos, 40 cabeças de gado e dúzias de galinhas. Era muito dinheiro, e a presença da zibelina no brasão da cidade é coerente.

O Babr e a Burocracia Imperial

O animal que carrega a zibelina na boca é um babr, palavra usada na Sibéria para felinos perigosos. O brasão original de Irkutsk tinha um tigre com a zibelina na boca. Mas, no século 19, durante o reinado de Alexandre 2º, os brasões do império precisaram ser atualizados. Os oficiais em São Petersburgo notaram um erro na descrição do brasão de Irkutsk. Eles pensaram que

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/terra-a-vista/2025/04/26/monstro-que-e-simbolo-na-siberia-surgiu-por-erro-de-interpretacao-de-texto.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar