A Incrível Jornada de Dois Pescadores Brasileiros à Europa

Há 65 anos, dois humildes pescadores cariocas, Benony Felix Moreira, conhecido como “Bengo”, e seu amigo Manoel de Zoli, viveram uma experiência inacreditável. Eles saíram para pescar em Arraial do Cabo, no litoral norte do Rio de Janeiro, e dias depois estavam na Europa, do outro lado do oceano.

O Início da Aventura

Tudo começou quando o motor do barquinho deles, que era pouco maior que uma canoa, pifou logo após a pescaria. Eles foram arrastados pela correnteza para o alto-mar. No início, ninguém ficou preocupado, nem mesmo os pescadores, que tinham o hábito de passar a noite pescando. Eles imaginavam que seriam resgatados no dia seguinte.

Mas isso não aconteceu. Três dias depois, quando as famílias já estavam conformadas com a perda e preparavam roupas para um eventual funeral, Bengo e Manoel foram localizados e resgatados em alto-mar, bem longe da vila onde moravam.

Resgate Surpreendente

O resgate foi feito por um luxuoso navio transatlântico italiano. O comandante, Tito Caosi, estranhou a localização dos pescadores e mandou parar o navio para ver se precisavam de ajuda. E eles precisavam. Mas receberam muito mais do que isso.

Os pescadores ganharam roupas, comida, uma cabine de luxo e a empatia imediata do comandante. No entanto, no dia seguinte, descobriram que o navio não seguia para o Rio de Janeiro, mas sim para a Itália. E agora teriam que ir junto.

Tratamento de Luxo

Assim, os dois humildes pescadores foram parar na Europa, a bordo do luxuoso navio Giulio Cesare, sendo tratados como milionários. Eles desembarcaram na primeira escala do navio, na Espanha, e ficaram por lá até que o consulado brasileiro encontrasse uma maneira de mandá-los de volta para casa.

Retorno ao Brasil

Isso só aconteceu um mês e meio depois, quando surgiu a oportunidade de embarcar os dois em um navio que vinha para o Brasil. E adivinhem só em qual navio eles acabaram sendo embarcados de volta? Sim, no mesmo transatlântico Giulio Cesare, do gentil comandante Tito Caosi.

Festa de Recepção

Quando as famílias dos pescadores souberam que eles estavam vivos, prepararam uma festa que durou uma semana inteira, com direito até a feriado na vila de Arraial do Cabo. “Meu pai e o Manoel viraram celebridades”, conta Lyana Moreira, filha de Bengo.

História Inspiradora

A história de Bengo e Manoel é uma prova de que o acaso pode nos levar a lugares inimagináveis. Eles foram parar na Europa de graça, em grande estilo, a bordo de um navio de luxo. Essa incrível história pode ser conferida em um vídeo recém-lançado.

Convite
O colunista Jorge de Souza, autor desta história, fará uma palestra gratuita neste domingo, às 19 horas, no São Paulo Boat Show, na Expo São Paulo. Os interessados em assistir à palestra devem fazer contato através do email contato@historiasdomar.com e solicitar seu ingresso gratuito.

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/historias-do-mar/2025/09/19/como-dois-pescadores-brasileiros-chegaram-na-europa-apos-sumirem-no-mar.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar