De tempos em tempos, fotos de pinheiros flutuando no ar em uma paisagem gélida e misteriosa ressurgem na internet, viralizando pelo surrealismo da imagem. Parece coisa de filme da Disney ou alucinação de IA, mas a foto é real e fruto da engenhosidade humana, sem nenhum aparato digital. Foi criada durante um momento delicado da história da Finlândia, pressionada pela Alemanha nazista de um lado e pela União Soviética do outro.
A Finlândia, terra das saunas e do Papai Noel, é marcada por florestas de coníferas e uma grande planície com 180 mil lagos. Embora tenha semelhanças econômicas e culturais com a Escandinávia, seu idioma e história estão mais ligados à Rússia, com quem divide uma longa fronteira. Após mais de 100 anos sob domínio russo, a Finlândia declarou independência em 1917, mas em 1939, foi novamente ameaçada pela União Soviética, resultando na Guerra do Inverno.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Finlândia usou métodos criativos para camuflar suas estradas e esconder movimentos de tropas dos soviéticos. Em 27 de junho de 1941, o fotógrafo Osvald Hedenström capturou a imagem de pinheiros suspensos no ar, uma técnica usada para camuflar a estrada para Raate, próxima à fronteira russa. As árvores penduradas por cabos criavam uma ilusão de ótica, escondendo a estrada da torre de observação soviética.
A nova guerra durou mais e foi mais mortal. Em 1944, com o Terceiro Reich afundando, a Finlândia não conseguiu resistir aos soviéticos e perdeu mais territórios. A versão oficial dizia que a Finlândia lutava uma guerra separada, mas historiadores reconheceram que foi uma aliança de facto com a Alemanha nazista.
Há semelhanças entre as guerras que a Finlândia travou contra Stálin e a atual guerra entre Vladimir Putin e a Ucrânia. Em 2023, a Finlândia entrou na Otan, abandonando a neutralidade para garantir sua segurança contra a Rússia. Essa decisão é vista como uma provocação por alguns críticos, mas para a Finlândia, é uma resposta à invasão russa na Ucrânia.
Se uma nova guerra estourar, a Finlândia precisará de mais do que camuflagem para se proteger.