Aeroporto de Gisborne: Onde Aviões e Trens Compartilham a Pista

Você já imaginou um lugar onde aviões e trens dividem a mesma pista? Pois é, isso acontece na Nova Zelândia! A segurança é super importante em qualquer aeroporto, mas em Gisborne, a coisa é ainda mais complexa. Além de coordenar decolagens e pousos, eles também precisam organizar a passagem de um trem. 😲

O aeroporto de Gisborne

O aeroporto regional de Gisborne fica no subúrbio de Elgin, na ilha do norte da Nova Zelândia. Ele é um dos poucos no mundo que tem sua própria linha de trem, e parte dela cruza a pista do aeroporto. Isso faz do Gisborne um lugar temido por muitos pilotos e passageiros.

Quem passa por ali é o trem a vapor da Gisborne City Vintage Railway. Murray Bell, gerente do aeroporto, contou ao portal Stuff que, quando o aeroporto foi construído nos anos 60, a linha férrea ficava no final da pista. Com o tempo, a pista foi estendida sobre a linha. “Dois terços da pista ficam de um lado da linha férrea e o outro terço do outro lado”, explicou.

Antigamente, o trem fazia uma viagem de ida e volta de Gisborne para Muriwai, cruzando a pista duas vezes. Às vezes, até fazia duas viagens de ida e volta.

Impacto do ciclone Gabrielle

No início de 2023, a linha ferroviária foi seriamente danificada pelo ciclone Gabrielle. Agora, o trem cruza a pista do aeroporto cerca de 15 vezes por ano, principalmente no verão ou quando navios de cruzeiro visitam a região.

Aviões têm prioridade

Os horários de pousos e decolagens precisam ser bem coordenados com a passagem dos trens. Murray Bell explicou que a organização é feita com base na programação de voos, e as aeronaves sempre têm prioridade.

Os funcionários da torre de controle do aeroporto orquestram tudo. O trem para em um ponto específico, enquanto os controladores sabem que ele está chegando. “Tudo é pré-arranjado”, disse Bell. “A torre indica se [o trem] pode seguir ou se deve esperar.”

As pessoas acham isso algo único. Não há nada parecido no Hemisfério Sul, afirmou Murray Bell ao portal Stuff.

Aeroporto de Gisborne, na Nova Zelândia, durante um evento em que pessoas também foram permitidas na pistaAeroporto de Gisborne, na Nova Zelândia, durante um evento em que pessoas também foram permitidas na pista – Divulgação/Aeroporto de Gisborne

*Com informações de matéria publicada em 27/03/2023

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/05/04/aeroporto-nova-zelandia.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar