Imagina só: você está em um voo tranquilo, quando de repente, a pista de pouso simplesmente desaparece! Isso aconteceu com o turboélice DHC-6 Twin Otter da LoganAir, que decolou de Glasgow com destino à Ilha de Barra. E não, não é um filme de ficção científica, é a realidade desse aeroporto único. 🌊✈️
O piloto não conseguiu pousar porque a pista, que é literalmente uma praia, estava submersa. Mas calma, isso é super comum por lá. O avião voltou para Glasgow e vai tentar de novo mais tarde. Paciência é a chave!
Aeroporto Único
O Aeroporto de Barra é o único no mundo com voos regulares que pousam e decolam de uma pista na praia. São três pistas em formato de triângulo, com extensões de 680 a 846 metros, delimitadas por postes de madeira. Não há marcações nem iluminação, então, em emergências noturnas, carros iluminam a pista. Muito roots, né?
O destino é sempre Glasgow, com dois voos diários. O piloto precisa checar com a torre as condições da praia, já que a maré determina se o pouso é possível. Mesmo com a maré baixa, a equipe em terra verifica se não há poças, que podem ser perigosas para o pouso. Se tudo estiver ok, o avião pousa; se não, volta para Glasgow, a 200 km de distância.
Além disso, os funcionários do aeroporto precisam garantir que não haja ninguém na pista quando um avião se aproxima. Afinal, é uma praia, e as pessoas a usam para passear, surfar ou relaxar na areia. 🏖️
Para saber se a praia está liberada, os moradores e turistas observam a biruta. Se ela estiver instalada, o aeroporto está em funcionamento. Caso contrário, praia liberada!
Desde os anos 1970, o aeroporto recebe cerca de 14 mil passageiros por ano, o que é o movimento de três horas no Aeroporto de Guarulhos, segundo dados de 2023.
Escócia Além do Óbvio
Esqueça kilts, gaitas de fole e o monstro do Lago Ness. A Ilha de Barra é quase uma ‘Escócia tropical’, com areia branquinha e mar cristalino. O nome ‘Barra’ vem de ‘Barrey’, que significa ‘ilha de Barr’, o santo padroeiro local.
Além do aeroporto, a ilha oferece passeios de caiaque, uma destilaria, um castelo e uma torre medieval. O Castelo Kisimul, construído no século 15, está em restauração, mas é uma parada obrigatória. O castelo fica em um rochedo na orla de Castlebay, a principal vila de Barra.
Outras atrações incluem a vila abandonada de Eoradail, na ilhota de Vatersay, avistamento de focas e trilhas de ciclismo que conectam dez ilhas do arquipélago. Mingulay, outra ilha abandonada, é um refúgio de vida selvagem, perfeito para observar papagaios-do-mar, conhecidos como ‘puffins’.