Boa notícia para quem ama viajar! Os aeroportos da União Europeia vão abandonar o limite de 100 ml para líquidos na bagagem de mão. A Comissão Europeia confirmou a mudança ao jornal italiano Corriere della Sera no fim de julho.
Novos Limites?
Ainda não sabemos se haverá um novo limite continental, mas a imprensa local sugere que perfumes em tamanho padrão e embalagens de azeite poderão ser transportados nas cabines dos aviões. Isso é um alívio para quem gosta de levar seus produtos favoritos sem se preocupar com miniaturas.
Por que a Mudança?
A Comissão Europeia já estava planejando essa mudança desde 2024. O novo sistema de detecção de explosivos para bagagem de cabine (EDSCB) estava em testes em alguns terminais, mas houve problemas técnicos. Em julho, as autoridades decidiram voltar ao limite de 100 ml e aos protocolos padrões.
Mas, finalmente, os ajustes foram finalizados. A ECAC revisou os scanners Hi-Scan 6040 CTiX, que apresentavam problemas, e deu sinal verde para a substituição das tecnologias aeroportuárias. Então, o limite de 100 ml será coisa do passado.
Quando a Mudança Entra em Vigor?
Depende. Na Itália, os aeroportos de Milão-Malpensa, Milão-Linate, Roma-Fiumicino, Bolonha e Turim já possuem as novas máquinas. Terminais de Berlim e Amsterdã, além de Irlanda, Malta, Suécia e Lituânia, devem entrar no sistema em breve. Frankfurt e Munique têm cobertura parcial.
Mesmo fora da UE, o Reino Unido já atualizou suas tecnologias e dispensa passageiros de carregar miniaturas em Birmingham e Edimburgo.
A liberação será gradual, conforme a disponibilidade de cada país ou aeroporto. Os custos para a troca do sistema são altos, até oito vezes maior do que o tradicional, o que pode tornar a substituição mais lenta.
A porta-voz da Comissão Europeia, Anna-Kaisa Itkonen, disse ao jornal britânico The Independent que esperava uma confirmação da decisão
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/08/18/aeroportos-da-europa-terao-novo-limite-para-liquidos-na-bagagem-de-mao.htm
