Alex Atala Celebra 25 Anos do D.O.M com Novo Menu Inspirado no Sertão

Gente, olha só essa novidade! O restaurante D.O.M, que é praticamente sinônimo do chef Alex Atala, está comemorando 25 anos com um menu novinho em folha. E o mais legal? Alex não criou esse menu sozinho. Ele ouviu seu time e juntos trouxeram ideias fresquinhas logo após a reabertura pós-pandemia.

“Não fiz esse menu. Eu ouvi esse menu”, contou Alex. A nova narrativa gastronômica, chamada “Façanhas de um Festim Prateado”, é inspirada no sertão e na obra de Ariano Suassuna. E quem brilha ao lado de Alex são os subchefs Geovane Carneiro e Luciano Freitas.

Romário Rodrigues, outro braço-direito de Alex, estava de férias, mas sua influência no menu é inegável. Alex até mencionou Romário como um possível sucessor em uma entrevista recente.

Cordel Funk

O novo menu começa com uma explosão de sabores: a bala Cajuína Amiga, que derrete na boca, acompanhada de castanha de caju assada e Aluá, um refrigerante natural. É uma combinação simples, mas cheia de técnica!

Os snacks são releituras de receitas tradicionais, como batata-doce com queijo coalho e carne de fumeiro com mandioca. Um destaque é a galinha de comboeiro, que vem com um pó comestível de ouro. Super fancy, né?

Geovane e Luciano, menos acostumados com os holofotes, revelam os bastidores dessa viagem ao sertão. Geovane, aos 49 anos, lembra com emoção dos pratos da infância e está no D.O.M desde 1999. Já Luciano, com 36 anos, começou como faxineiro e hoje é o sommelier do restaurante, destacando-se pela sua agilidade e conhecimento.

Arribações de Vinho Fresco

O menu também traz pratos como arroz com ovo, feijão andu e mocotó, todos harmonizados com vinhos exclusivos para o aniversário do restaurante. A seleção de vinhos é de responsabilidade de Luciano, que priorizou rótulos brasileiros incríveis.

O pirarucu de peixe, preparado à moda kayapó, e a codorna com flocão de milho são outros destaques. E para os veggies, couve com lardo e caldo de carne de cabrito.

Acabou o Sal, Que Venha o Doce

Para finalizar, doces como feijão de corda com gelado de melão e picles de maxixe, e a sobremesa Mata Branca, que lembra arroz doce, mas com bacuri e coco verde. Tem também pudim de tapioca com cajá, servido em pratinhos com cara de casa de vó. Muito amor! 💖

O cafezinho coado vem com uma seleção de bolos nordestinos, incluindo um com formiga comestível. Sim, você leu certo! Formiga comestível!

Para quem quiser experimentar essa versão sertaneja do D.O.M, os preços variam de R$ 760 a R$ 1.450, dependendo das opções de harmonização.

Serviço

D.O.M
Rua Barão de Capanema, 549, Jardins
Tel.: (11) 3088-0761
Segunda a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 21h
Sábado, das 19h às 21h

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar