Quem frequenta a Urca, no Rio de Janeiro, já deve ter visto uma cena bem peculiar: um homem remando um barquinho remendado até a margem do Quadrado, acompanhado por sete vira-latas. Ou melhor, seis, já que um deles prefere nadar atrás do barco. 🐕🚣♂️
Vida no Barco
Alexandro de Oliveira, ou simplesmente Alex, é um marceneiro de 50 anos que vive nesse barco precário com seus sete cachorros, conhecidos como os ‘Sete Marinheiros’. O objetivo das remadas diárias é simples: permitir que os cães façam suas necessidades e se exercitem em terra firme. O barco, sem motor e energia elétrica, está permanentemente ancorado próximo à margem.
Uma Mudança à Vista
Mas essa cena pode estar com os dias contados. Uma ONG local, a Urcapets, convenceu Alex a permitir que seus cães sejam adotados. Eles até criaram um vídeo para divulgar a campanha. A condição? Que os animais permaneçam no bairro ou nas proximidades, para que Alex possa visitá-los frequentemente.
Condições Precárias
Raquel Quelps, da Urcapets, explica que, apesar do amor de Alex pelos cães, as condições do barco são muito precárias, mesmo para os animais. A ONG também quer ajudar Alex a melhorar o barco, criando uma vaquinha online para arrecadar fundos para a reforma.
O Barco de Alex
O barco de Alex é uma velha traineira de pesca, sem motor e com a madeira do casco podre. Ele precisa ser drenado várias vezes ao dia para não afundar. Sem energia elétrica, Alex usa a luz de um poste próximo para enxergar à noite e cozinha em um fogareiro a carvão.
Espaço para os Cães
Para dar mais espaço aos cães, Alex construiu um deque flutuante ao redor do barco com tábuas, restos de madeira e lonas plásticas. É ali que os cães passam boa parte do dia, surpreendendo quem passa de barco ou pelas ruas ao redor do Quadrado.
Feira de Adoção
Aos domingos, os cães de Alex são levados pelos voluntários da Urcapets para uma feira de adoção no bairro. Apesar de serem saudáveis, castrados, vacinados e muito dóceis, ainda não foram adotados. Raquel acredita que isso se deve ao critério rigoroso na escolha dos futuros tutores.
Histórias de Amor
Alex resgatou todos os cães das ruas ou eles nasceram no barco antes de serem castrados. Cada um tem sua personalidade, mas o preferido de Alex é Caramelo, que até pesca peixes. Alex sabe que a adoção será melhor para os cães, mas não quer ficar longe deles.
Exemplos de Superação
A relação de Alex com seus cães lembra a de muitos navegantes que têm animais de estimação a bordo. Um exemplo recente é o velejador australiano Tim Shaddock, que passou mais de dois meses à deriva no Oceano Pacífico com sua vira-lata. Eles foram salvos por um golpe de sorte, e Tim doou a cadela a um dos socorristas por um bom motivo.
Assim, a história de Alex e seus ‘Sete Marinheiros’ continua, cheia de amor e desafios, mas com esperança de um futuro melhor para todos.