Gente, olha só essa! O que antes era uma tornozeleira limitando os passeios de Jair Bolsonaro virou uma prisão domiciliar. Agora, ele está com visitas restritas e sem acesso ao celular. Tudo isso por não seguir medidas cautelares na investigação sobre sua suposta atuação contra a soberania nacional junto com seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro.
Desafio ou Oportunidade?
Ficar em casa pode ser um baita desafio para Bolsonaro, especialmente na tentativa de mobilizar sua narrativa política. Mas, por outro lado, é uma chance de aproveitar esse “lockdown fora de época”, como bem lembraram nas redes sociais, para desenvolver habilidades importantes para qualquer pessoa.
Hora de Cozinhar
Bolsonaro já disse que não é fã de leituras, preferindo se informar pelo WhatsApp por falta de tempo. Mas agora, tempo não parece ser um problema. Minha sugestão? Que ele aproveite o ócio imposto dentro de casa e longe das redes sociais para aprender a cozinhar.
Autoproclamado revolucionário na política brasileira, falta a ele estar apto para uma outra revolução: a culinária. Cozinhar não exige bancadas de aliados nem conluios com militares, apenas uma batata numa mão e uma faca bem afiada na outra.
Saúde e Alimentação
Bolsonaro é conhecido por consumir sucos instantâneos, sagu e muito leite condensado, que causou comoção nos gastos milionários do governo federal. Recentemente, ele teve problemas digestivos e precisou mudar sua dieta. Mais um motivo para aprender a fazer seu próprio almoço.
Cozinhar transformou nossa espécie, redefiniu nossa existência na Terra e moldou nossa evolução por mais de um milhão de anos. Será que Bolsonaro já pensou no impacto de preparar sua própria comida?
Independência na Cozinha
Provavelmente não. Muitos de nós não levamos isso tão a sério, achamos que pode ser útil de vez em quando, mas não precisa exagerar. Eu acho que precisa! Cozinhar é uma habilidade que melhora com prática, dedicação e afeto.
Todos nós deveríamos saber cozinhar como sabemos ler, escovar os dentes, amarrar os tênis ou pegar um ônibus. Aprender a fazer arroz é dizer não aos ultraprocessados. Preparar um jantar com o que sobrou na geladeira é se libertar da obrigação de recorrer ao celular para pedir fast food.
Indústria Alimentícia
A indústria alimentícia cresceu sobre nossa preguiça e passividade, oferecendo embalagens brilhantes cheias de açúcar, sódio e gordura trans. Enquanto nossa fome era saciada, nos afastamos do fogão sem perceber.
Cozinhar é Saúde Pública
Governantes, incluindo Bolsonaro, não entendem que cozinhar é um pilar da saúde pública e deveria estar nas escolas. Pais deveriam colocar os filhos na cozinha desde cedo para criar intimidade com o que comem. A sociedade precisa tratar o ato de cozinhar como relevante.
Recursos para Aprender
Felizmente, há livros, programas de TV, vídeos e receitas na internet para reativar essa habilidade adormecida. Quem sabe agora, recluso no condomínio Solar de Brasília, Bolsonaro possa provar que é mesmo um revolucionário e transformar sua cozinha numa trincheira.
Receita de Leite Condensado
Se ele quiser, posso até mandar uma receita de leite condensado caseiro para ele preparar um de seus pratos preferidos. Fica mais gostoso, mais saudável e não depende de verbas públicas.
Quem sabe um pão com leite condensado feito em casa não fique até melhor do que aquele das padarias cariocas que ele já não pode mais frequentar?
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/rafael-tonon/2025/08/07/o-melhor-que-bolsonaro-pode-fazer-preso-em-casa-e-aprender-a-cozinhar.htm