Gente, olha só! A chef brasileira Janaína Torres, eleita a melhor do mundo pelo 50 Best em 2024, está levando a culinária brasileira para os quatro cantos do planeta. Recentemente, ela passou por Milão, na Itália, La Antigua, na Guatemala, Los Angeles, nos Estados Unidos, e Bangkok, na Tailândia. Que tour, hein?
Uma Nova Jornada
Mas em novembro, a nossa querida “Dona Onça” vai embarcar em uma aventura diferente. Ela foi convidada para ser madrinha do navio Celebrity Xcel, da Celebrity Cruises. E olha só, ela se junta a nomes como a ginasta Simone Biles e a ativista Malala Yousafzai nessa honraria. Que chique!
Janaína, que significa Iemanjá em tupi-africano, contou que nunca viajou em um cruzeiro e ficou surpresa com o convite. O mais próximo disso foi a compra de um barco de 32 pés para pesquisar o litoral brasileiro em seu projeto À Brasileira.
Latinidade em Alto-Mar
Ela está super animada para conhecer essa proposta de comida em navio e levar a autenticidade da culinária brasileira aos passageiros. “Não vou assinar o menu, mas o chef Sidney Semedo já me prometeu que poderei dar uma boa olhada na cozinha e dar meus feedbacks”, conta Janaína.
Curiosamente, a Celebrity Cruises pensou nos detalhes do novo navio, como a seleção de pratos e bebidas, com enquetes feitas com o público. Janaína vê essa oportunidade como uma plataforma para falar do Brasil e da América Latina através da comida.
A Celebrity Cruises quer proporcionar uma imersão cultural genuína aos seus viajantes na temporada inaugural do navio, que passará por Bahamas, México, Ilhas Cayman, Puerto Plata, St. Thomas e St. Maarten.
“Minha conversa sobre o Brasil também é uma forma de celebrar o movimento gastronômico latino-americano. Acho que é isso que eles querem, né? Poderiam ter chamado a Beyoncé”, brinca Janaína.
Centro “Abrasileirado”
Além do cruzeiro, Janaína está animada com os próximos passos do projeto À Brasileira. Um dos mais esperados é a abertura do Estrela da Cidade, que ocupará o lugar do tradicional Star City, no centro de São Paulo.
“Era um restaurante que eu ia desde criança com a minha mãe. Tenho muito carinho por esse lugar”, antecipa Janaína.
O espaço está em reforma e aguarda aprovações da Prefeitura para ser inaugurado em 2025. O novo restaurante servirá feijoada diariamente e incluirá receitas brasileiras repaginadas, com ingredientes locais e produtos orgânicos.
Janaína também revelou que virão um mercado de produtos brasileiros, uma feira, uma festa, um jantar ou pop-up fora do país, apresentações em congressos internacionais, uma pesquisa, um livro ou até mesmo um filme.
“Quando chega nos 50 anos, a gente quer fazer coisas que realmente acredita, tenha vontade e disposição. Eu não faço pelo dinheiro, mas porque quero continuar falando daquilo que eu acredito que é o Brasil e o meu olhar sobre esse Brasil de hoje e no futuro”, diz Janaína.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/08/25/brasileira-eleita-melhor-chef-do-mundo-chega-aos-mares-e-nao-para-cozinhar.htm