Era uma noite de segunda-feira, e eu estava com uma vontade enorme de comer comida árabe. Então, decidi unir a fome com a praticidade de um restaurante de shopping.
Pedimos uma mesa para três. Ao nosso lado, duas mães montavam o banquete dos filhos: abriram caixinhas de uma famosa rede de fast-food e cobriram a mesa com jogos americanos e guardanapos.
Depois de servir os filhos, as mães se juntaram aos maridos e amigos em outra mesa, deixando as crianças aos cuidados do garçom do restaurante.
A mesa onde os filhos comiam seus hambúrgueres e batatas fritas, que não foram comprados ali, não pôde ser ocupada por outros clientes até que os pais decidissem ir embora.
O cúmulo da falta de noção
O que parecia uma atitude desrespeitosa, mas isolada, dessas mães, na verdade é cada vez mais comum em todo o mundo. Uma reportagem do San Francisco Chronicle mostrou que o problema é real e crescente.
Casos de falta de noção são relatados, como um casal que, descontente com as opções de uma pizzaria, comprou outra pizza na concorrência e a escondeu debaixo da mesa enquanto aproveitavam a refeição com amigos.
No restaurante Greens, em San Francisco, funcionários relataram casos como o de uma senhora que tirou um frango assado da bolsa e colocou sobre a salada que pediu.
Há uma comunidade no TikTok que defende o movimento BYOF, ou
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/rafael-tonon/2025/08/21/de-maes-a-marombas-o-absurdo-de-levar-a-propria-comida-aos-restaurantes.htm