Gente, tá um calorão e você tá com vontade de tomar um vinho tinto? Esquece essa ideia de que vinho tinto só se toma em temperatura ambiente. Em vez de sofrer, coloca a garrafa para gelar e aproveita!
Vinho Tinto no Verão
Com alguns cuidados, um tinto geladinho pode ser tão refrescante quanto um branco ou rosé. No videocast Vamos de Vinho desta semana, que marca a estreia da segunda temporada, Vinicius Mesquita e Rodrigo Barradas dão dicas preciosas sobre as características que um bom tinto de verão deve ter.
“Um vinho com mais acidez, para o verão, vai funcionar melhor. Eu acho que a acidez vai ser muito importante” – Vinícius Mesquita
Barradas também dá uma dica fundamental:
“Evite vinhos muito tânicos. O tanino [que transmite sensação de adstringência], quando gelado, se sobressai. Você toma um gole e parece que o vinho está brigando com a sua boca”
Essas e outras recomendações estão no vídeo no topo da página. Já o episódio completo sobre tintos de verão, com dicas de uvas e países produtores, está no final deste texto.
Adivinhar um Vinho às Cegas: Vale a Pena?
Uma imagem que às vezes é associada à apreciação de vinhos é a da prova às cegas, onde os degustadores experimentam o que está no copo sem saber do que se trata. Mas será que isso serve para alguma coisa?
Existem pelo menos duas situações em que se usa essa técnica.
A primeira é quando um especialista (ou um grupo deles) avalia as qualidades e defeitos de um vinho (ou de vários). A ideia é minimizar a influência de um rótulo prestigiado sobre o julgamento do degustador. Não é infalível, mas faz sentido.
A segunda, mais acessível a qualquer apreciador, é tentar adivinhar que vinho é. É esse “experimento” que Rodrigo Barradas propõe a Vinicius Mesquita na edição mais recente do “Vamos de Vinho”.
Nem todo mundo gosta da prática. “Quando eu fiz [o curso da] ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), o professor Arthur [Azevedo] ficou muito bravo quando um grande sommelier foi a um programa de TV e fez esse papel de adivinhar. Ele errou todas! Você não mostra conhecimento nenhum com isso”, diz Mesquita.
Então, para que serve? Barradas tem uma opinião:
“Para nada, exceto para a gente se divertir. E para ter humildade: nós e os melhores sommeliers do mundo erramos 90% das vezes”
Vamos de Vinho
Novos episódios ficam disponíveis toda sexta, no Youtube de Nossa e no Canal UOL. Nesta temporada, há também uma newsletter para receber mais dicas práticas de vinho no seu e-mail toda semana. Assista ao episódio completo sobre tintos de verão, com dicas de uvas e países produtores: