Todo mundo sabe como é difícil resistir à tentação de comer fora da dieta, né? E não é diferente para nossos pets. Mas, atenção! Alguns alimentos que fazem parte da nossa rotina podem ser super perigosos para os cães. Vamos descobrir quais são esses vilões e manter nossos amigos de quatro patas seguros e saudáveis.
Cebola e alho
Esses dois são super comuns na nossa cozinha, mas são um verdadeiro perigo para os cães. A cebola e o alho contêm tiossulfato, uma substância que pode danificar os glóbulos vermelhos dos pets. Isso pode causar uma anemia severa e até levar à morte. Então, nada de deixar seu cachorro chegar perto desses ingredientes, mesmo em pequenas quantidades. Fique de olho nas comidas preparadas que podem ter esses itens escondidos.
Chocolate
Quem não ama um chocolatinho, né? Mas para os cães, ele é um verdadeiro veneno. O chocolate tem teobromina e cafeína, substâncias que os cães não conseguem metabolizar direito. Comer chocolate pode causar arritmias cardíacas, convulsões, vômitos, diarreia e até pancreatite. Além disso, pode prejudicar o sistema nervoso e cardiovascular dos bichinhos. Então, nada de dividir seu doce com eles!
Cafeína
Presente no café, chá e refrigerantes, a cafeína é extremamente tóxica para os cães. Ela pode provocar tremores, inquietação, aumento da frequência cardíaca e, em casos mais graves, convulsões e colapso cardiovascular. Os cães são muito mais sensíveis à cafeína do que nós, então mesmo pequenas quantidades podem ser perigosas. Melhor manter essas bebidas bem longe dos pets.
Abacate
O abacate pode ser uma delícia para nós, mas para os cães, nem tanto. Ele contém persina, uma substância que pode causar problemas gastrointestinais e dificuldades respiratórias nos pets. Além disso, o abacate é rico em gorduras, o que pode gerar distúrbios digestivos e até pancreatite se consumido com frequência. Melhor evitar, né?
Uvas e passas
Essas frutinhas são ótimas para a nossa saúde, mas representam um risco sério para os cães. O consumo de uvas e passas pode levar à insuficiência renal aguda, uma condição extremamente grave que pode ser fatal se não tratada rapidamente. Mesmo em pequenas quantidades, podem causar problemas renais irreversíveis. Então, nada de compartilhar essas guloseimas com os pets.
Fonte: Elisa Tibério, veterinária, mestre pela USP (Universidade de São Paulo) e especialista em comportamento, animais silvestres e zoologia.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/04/30/5-alimentos-muito-perigosos-para-cachorros-que-voce-nunca-deve-oferecer.htm