Cuidados com a Saúde Bucal do Seu Pet: Dicas e Alertas

Gente, vocês sabiam que escovar os dentes do seu pet todos os dias é super importante? Mas, com a correria do dia a dia, nem sempre dá pra fazer isso, né? Então, separei algumas dicas e sinais de alerta pra cuidar da saúde bucal do seu bichinho. 🐶🐱

Escovação diária é o ideal

Claro que o ideal é escovar os dentes do seu pet todo dia, mas existem algumas estratégias que podem ajudar a prevenir doenças. Uma alimentação adequada, por exemplo, pode fazer maravilhas! Com uma dieta balanceada, seja ração seca ou alimento natural, o sistema imunológico do seu pet fica mais forte e ele lida melhor com as bactérias da boca. Quem explica isso é o doutor Herbert Correa, da clínica veterinária OdontoVet.

Petiscos e rações especiais

Sabia que existem petiscos e rações voltadas para o cuidado oral? A diferença está na textura e no formato, que ajudam a reduzir o acúmulo de resíduos nos dentes. Super prático, né?

Cuidado com brinquedos rígidos

Brinquedos de nylon, chifre, cascos e ossos naturais podem ser perigosos! Eles podem desgastar ou quebrar os dentes do seu pet, e até machucar a boca se partirem em pedaços menores. Fica de olho!

Raças específicas, cuidados específicos

Algumas raças menores, como pugs, shih-tzu e lhasa apso, têm menos espaço na boca e focinho achatado, o que pode acumular mais placa bacteriana e causar problemas nos dentes e gengivas. Então, atenção redobrada com esses fofinhos!

Pets idosos merecem atenção especial

Cães mais velhos que não tiveram um cuidado bucal adequado podem ter dentes mais fracos e mais casos de tártaro. Nos gatos, a atenção deve ser redobrada com gengivite e aftas, que aparecem mais rápido.

Problemas bucais comuns

Os cinco problemas bucais mais comuns em pets são: acúmulo de placa bacteriana, gengivite, tártaro, halitose e aftas. Esses problemas podem causar inflamações e enfraquecer os dentes, levando à perda dentária. Em casos graves, as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea e causar insuficiência cardíaca e renal, como explica Valéria Storace, médica da clínica veterinária Foxvet.

Sinais de alerta

Fique de olho nesses sinais:

  • Dificuldade ou desconforto para comer
  • Salivação intensa
  • Gengiva avermelhada ou retraída
  • Mau hálito excessivo
  • Placa bacteriana aparente
  • Perda de dentes na vida adulta

Para prevenir esses sintomas, crie uma rotina diária de higiene bucal. E se esses sinais aparecerem, procure um veterinário. Assim, você garante que seu pet tenha uma saúde completa, com qualidade de vida e longevidade. 💚

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar