Culinária Romana: A Simplicidade que Conquista o Mundo

Gente, vocês não vão acreditar na vibe da culinária romana! É aquela coisa rústica, intensa e sem frescura. Em Roma, quando um prato é chamado de ‘ignorante’, é o maior elogio! Significa que ele foi feito do jeito tradicional, simples e abundante, sem aquelas firulas de gourmetização.

O escritor Giuliano Malizia, autor de ‘La Cucina romana e ebraico-romanesca’, descreve perfeitamente: ‘Os sabores de Roma são capazes de ressuscitar um morto!’. E não é à toa que a culinária romana está bombando no mundo todo. Sempre aparece no topo dos rankings de melhores lugares para comer e beber.

Nas redes sociais, nos papos com amigos e nos restaurantes premiados, palavras como carbonara, cacio e pepe, amatriciana são puro frisson. Essas delícias são conhecidas como a ‘Santíssima Trindade da cozinha romana’. E tem a gricia, que também está ganhando fama mundial.

A lista de pratos incríveis é longa: supplì, fiori di zucca, pizza al taglio, pizza bianca con mortadella, porchetta, carciofi alla giudia, saltimbocca alla romana, coda alla vaccinara, tiramisù e maritozzo. O que todos têm em comum? São feitos com ingredientes do dia a dia, aqueles que sempre temos na geladeira e na despensa.

‘Arroz com feijão’ romano

Pasta, ovo, pimenta-do-reino, molho de tomate, abobrinha, alguns embutidos, ricota, queijo ralado… E claro, o pecorino, que é um produto do Lazio, região que abriga Roma. Tudo simples e acessível, nada de ingredientes de luxo.

Ernesto di Rienzo, antropólogo italiano, explica: ‘Roma é a capital mais agrícola da Europa’. E isso reflete na sua culinária, que usa matérias-primas acessíveis como farinha, água, azeite e recheios básicos.

Para comer como um romano

Vamos ao raio-X das tradições e onde prová-las em locais frequentados por moradores, fugindo das pegadinhas para turistas.

Street food

Roma tem seu rei do street food: o supplì al telefono. Um bolinho de arroz arbóreo com ragù e recheado com mozzarella, que lembra um fio de telefone quando partido. Outras delícias são fiori di zucca, olive ascolane e filetto di baccalà. E claro, a porchetta, servida em sanduíche ou com batatas ao forno.

Onde provar:
Food Box: Via Beniamino Franklin, 12, Mercato di Testaccio, Testaccio.
Antico Forno Roscioli: Via dei Chiavari, 34, Centro Histórico (Campo dei Fiori).
Supplì Roma: Via di S. Francesco a Ripa, 137, Trastevere.

Pizza

As pizzas romanas são quadradas e vendidas por peso. A pizza rossa é só molho de tomate, azeite e sal. A pizza bianca é mais alta e fofinha, perfeita com mortadella.

Onde provar:
Eroi della Pizza: Piazzale degli Eroi, 6, Prati (Vaticano).
Forno Campo de’Fiori: Campo de´Fiori, 22, Centro Histórico (Campo dei Fiori).
Bonci: Via Giovanni Giolitti, 36, Mercato Centrale, Centro Histórico (Termini).

Antepastos

A alcachofra é a estrela, com carciofi alla giudia e alla romana. Outros pratos são coratella e vignarola.

Onde provar:
Hostaria Dino y Toni: Via Leone IV, 60, Prati (Vaticano).
Armando Al Pantheon: Salita de’ Crescenzi, 31, Centro Histórico (Pantheon).
Altro Pasta e Vino: Via Beniamino Franklin, 12, Mercato di Testaccio, Testaccio.

Pastas

Pecorino e pimenta-do-reino são a base das massas clássicas romanas. Cacio e pepe, gricia, amatriciana e carbonara são as mais famosas. E tem também o gnocchi alla Sorrentina.

Onde provar:
Enoteca Corsi: Via del Gesù, 87/88, Centro Histórico (Pantheon).
Renato e Luisa: Via dei Barbieri, 25 – Centro Histórico (Largo Argentina).
Osteria da Checco Ar 65: Via Santamaura, 65 – Prati (Vaticano).

Secondi Piatti

Entre os pratos de carne, temos coda alla vaccinara, saltimbocca alla romana e trippa alla romana. E claro, o abbacchio, presente nas mesas romanas em épocas festivas.

Onde provar:
Pecorino: Via Galvani, 64, Testaccio.
Flavio Al Velavevodetto: Via di Monte Testaccio, 97, Testaccio.
Taverna dei Fori Imperiale: Via della Madonna dei Monti, Monti (Coliseu).

Doces

Os doces são onipresentes na cultura italiana. O cornetto é o favorito no café-da-manhã. E o maritozzo está voltando com tudo. O tiramisù é o mais consumido, com várias casas temáticas dedicadas a ele.

Onde provar:
Regoli: Via dello Statuto, 60, Esquilino (Coliseu).
Casa Manfredi: Viale Aventino, 91-93, Aventino (Circo Massimo).
Pompi: Via della Croce, 88, Centro Histórico (Piazza di Spagna).

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar