Desabamento na Igreja de Ouro em Salvador Deixa uma Vítima Fatal e Cinco Feridos

Gente, que notícia triste! Na tarde desta quarta-feira (5), uma parte do teto da famosa Igreja e Convento de São Francisco de Assis, conhecida como ‘igreja de ouro’, desabou no Centro Histórico de Salvador. Infelizmente, uma pessoa morreu e pelo menos cinco ficaram feridas.

História da Igreja e Convento de São Francisco de Assis

A Igreja e o convento foram construídos entre os séculos 17 e 18. Esses locais são considerados uma das ‘Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo’ e são tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A construção do convento começou primeiro, mas terminou depois da igreja. De acordo com a biblioteca digital do IBGE, as obras do convento foram concluídas em 1752, enquanto as da igreja terminaram em 1723. O complexo foi finalizado em 1782, com a colocação dos azulejos.

Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como 'igreja de ouro', em Salvador, em foto de janeiro de 2023Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como ‘igreja de ouro’, em Salvador, em foto de janeiro de 2023 – Lucas Rodrigues/UOL

A igreja e o convento possuem azulejos portugueses que retratam o nascimento de São Francisco. Eles são decorados com talhas de madeira moldadas com ouro em pó e símbolos do barroco brasileiro, como folhas, pelicanos, flores e anjos.

A igreja é considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, realizadas entre 1733 e 1737.

A decoração do convento teve uma parte criada por Bartolomeu Antunes de Jesus em 1737, em Lisboa. Ele é considerado um dos grandes mestres da azulejaria de Portugal. Uma de suas obras mais emblemáticas é formada por 37 painéis medindo cerca de 2 metros de altura cada um.

Interior da Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador, em foto de arquivoInterior da Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador, em foto de arquivo – Reprodução/Prefeitura de Salvador

Em 2023, os azulejos portugueses foram restaurados. A obra recebeu recursos de cerca de R$ 4,1 milhões do FDD (Fundo de Direitos Difusos).

As festas de Santo Antônio e São Francisco são tradições do local. A igreja também celebra quatro missas semanais — uma aos domingos, duas nas terças e uma nas sextas — e recebe visitantes diariamente, das 9h às 17h de segunda a sábado, e das 10h às 16h aos domingos e feriados, com uma taxa de R$ 10.

Detalhes do Acidente

A vítima fatal é uma mulher, cuja identidade ainda não foi confirmada. Não se sabe se ela era turista. Os feridos sofreram lesões leves, conforme informado pela corporação à imprensa nesta tarde.

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar