Descoberta Arqueológica Revoluciona História da Roda

Gente, olha só essa descoberta incrível! Cientistas do Instituto de Arqueologia de Jerusalém encontraram em Israel pedras esculpidas em formato de roda que podem mostrar que a invenção é, pelo menos, 6.000 anos mais antiga do que a ciência imaginava. 😱

A descoberta rolou no sítio arqueológico The Nahal-Ein Gev II, que fica a cerca de dois quilômetros do mar da Galileia. O estudo foi publicado no site da revista científica Plos One no dia 13 de novembro deste ano. Super recente, né?

“Embora [a origem da roda] seja associada ao surgimento de carruagens (…) focamos em um achado em forma de roda muito anterior (…) com 12.000 anos”, diz o resumo do estudo publicado no site.

Tabela explicando a dimensão das pedras publicada no estudoTabela explicando a dimensão das pedras publicada no estudo – Divulgação (450×1)

Esse conjunto de 100 pequenas rochas, furadas ao meio, encontrado pelos cientistas, significa que a evolução de tecnologias rotacionais – como rodas e teares – surgiu há cerca de 12 mil anos, 6.000 a mais do que se imaginava. 😲

“Concluímos que esses itens poderiam ter servido como fusos para fiar fibras. Representam fases iniciais do desenvolvimento de tecnologias rotacionais, ao estabelecerem o princípio mecânico da roda e do eixo”, explicam os arqueólogos.

Essa descoberta é super importante para a ciência, pois mostra um novo link entre o passado e a teoria da evolução da humanidade. Em entrevista para a agência de notícias britânica South West News Service, um dos autores do estudo estava super orgulhoso da descoberta.

“Essas pedras perfuradas são, na verdade, as primeiras rodas com formato e função”, disse o professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, Leore Grosman.

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar