Descobertas na Mesopotâmia Revelam Organização Administrativa do Império Acádio

Gente, olha só que descoberta incrível! Pesquisadores do Projeto Girsu encontraram evidências de como as civilizações da antiga Mesopotâmia faziam suas atividades administrativas. Eles usavam uma espécie de ‘planilha’ em tábuas de pedra. Imagina só, registros super detalhados em tábuas de pedra! 🪨

O que rolou

Novas descobertas mostram como era a organização administrativa na época. Arqueólogos do Museu Britânico e do Conselho Estadual de Antiguidades e Patrimônio do Iraque encontraram centenas de tábuas. Esses objetos são a evidência física mais antiga do primeiro império registrado na história, o Império Acádio, que reinou de 2300 a 2150 a.C.

Algumas dessas tábuas têm plantas arquitetônicas, mapas de canais e muito mais. Elas foram encontradas em um grande edifício de arquivo do estado, feito de tijolos de barro e dividido em salas que provavelmente eram escritórios.

Os textos nas tábuas detalham a burocracia complexa do governo. Sébastien Rey, curador do Museu Britânico, explicou que esses registros são como as planilhas do império, mostrando como o controle imperial funcionava. Ele contou isso ao jornal britânico The Guardian.

Detalhes das Tábuas

Os registros são super detalhados. Usando a escrita cuneiforme, os povos sumérios anotavam tudo nas tábuas: entregas, despesas e produtos manuseados, como peixes, animais, farinha, cevada, tecidos e pedras preciosas. Eles eram obcecados por burocracia, anotavam até se uma ovelha morria no império!

Uma das tábuas lista várias mercadorias. Segundo Rey, os textos mencionam

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/03/22/planilhas-burocracia-iraque.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar