Gente, vocês já ouviram falar da uva riesling? No episódio desta semana do Vamos de Vinho, o jornalista Rodrigo Barradas está defendendo os vinhos doces como nunca! Ele diz que a riesling é perfeita para vinhos que não são tão secos e que eles são maravilhosos. Quer saber mais? Então, vem comigo!
O Charme da Riesling
A riesling é super versátil e produz vinhos de alta qualidade em vários níveis de doçura. Na Alemanha, por exemplo, você encontra desde os secos (trocken) até os raríssimos e desejados trockenbeerenauslese, que são vinhos doces feitos com uvas afetadas pela ”
,”podridão nobre”.
O segredo desses vinhos doces é a acidez marcante, que equilibra tudo e evita que eles fiquem enjoativos. Além disso, a riesling tem uma complexidade de aromas incrível, com notas de frutas cítricas e tropicais, muita mineralidade e, frequentemente, um toque de petróleo. Sim, petróleo! Mas calma, é um aroma que os especialistas adoram.
Vinho Alemão: Injustiçado?
Você sabia que a riesling é uma estrela na Alemanha? No documentário ”
:”Somm”,
“de 2012, alguns sommeliers destacam que essa uva deveria ser mais conhecida. E olha que já se passaram 13 anos desde então, e a riesling ainda é um segredo para muitos. Por quê? Bom, uma das razões é a dificuldade dos vinhos alemães em conquistar mercados. Tem a barreira da língua, um sistema de classificação complicado e, claro, o preconceito.
Muita gente ainda associa o vinho alemão ao famoso Liebfraumilch, aquele da garrafa azul que bombava nos anos 80. Ele era docinho e tinha ”
:”gosto de uva”,
“mas acabou virando sinônimo de vinho ruim. E isso é super injusto, porque os vinhos alemães, especialmente os de riesling, são de altíssima qualidade. Aliás, a riesling nem sempre era usada na produção do Liebfraumilch.
Vamos de Vinho
Curtiu saber mais sobre a riesling? Então não perde os novos episódios do Vamos de Vinho, que saem toda sexta no Youtube de Nossa e no Canal UOL. E tem mais: você pode assinar a newsletter para receber dicas práticas de vinho no seu e-mail toda semana. Bora ficar por dentro e descobrir novos sabores!
Assista ao episódio completo desta semana:
”
:”
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/03/30/vinho-doce-e-ruim-a-riesling-esta-ai-para-provar-que-nao.htm