Gente, vocês sabiam que o bairro República, um dos mais antigos de São Paulo, é cheio de histórias e cultura? No século 19, ele era conhecido como Largo dos Curros, por causa das touradas e cavalgadas que rolavam por lá. Depois, virou Praça das Milícias, por causa dos treinamentos militares, e só ganhou o nome atual depois da Proclamação da República em 1889. Hoje, a República é um símbolo de diversidade cultural, com construções históricas que se misturam ao dia a dia agitado da cidade.
Um dos destaques é a Escola Caetano de Campos, inaugurada em 1894 e que hoje é a Secretaria Estadual da Educação. É um prédio super importante tanto arquitetonicamente quanto historicamente. Se você nunca explorou a República, aqui vai uma lista de atrações imperdíveis que você pode combinar com uma visita ao Centro Histórico de São Paulo.
Theatro Municipal
Esse é um dos espaços culturais mais lindos da cidade! Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal é palco para artes clássicas e contemporâneas e já passou por três grandes reformas. Foi lá que aconteceu a Semana de 22, que deu início ao movimento modernista. Eles oferecem visitas guiadas gratuitas de terça a sábado. Praça Ramos de Azevedo, s/n.
Biblioteca Mário de Andrade
Inaugurada em 1926, é a segunda maior biblioteca pública do Brasil. O prédio atual foi ocupado a partir de 1942 e tem um acervo incrível, com mais de 50 mil títulos em coleções circulantes e de obras raras. Funciona durante a semana das 9h15 às 19h45 e aos sábados das 10h às 14h. R. da Consolação, 94.
Sesc 24 de Maio
No 13º andar do Sesc 24 de Maio tem uma piscina semiolímpica a céu aberto com uma vista panorâmica maravilhosa do centro da cidade. A unidade também tem comedoria, cafeteria, biblioteca, espaços para eventos e vários serviços para associados. Visitas guiadas acontecem às quartas-feiras. Funciona das 9h às 21h (terça a sábado) e até às 18h (domingo e feriados). Rua 24 de Maio, 109.
Galeria do Rock
A Galeria do Rock, oficialmente chamada de Centro Comercial Grandes Galerias, foi inaugurada na década de 1960 e é famosa pelo comércio de discos, roupas e acessórios ligados ao rock. Das mais de 400 lojas, cerca da metade tem alguma ligação com o gênero musical. Recentemente, abriram um rooftop onde rolam shows de bandas. Av. São João, 439.
Shopping Light
O Shopping Light, que hoje tem outlets de marcas famosas, era a sede da companhia elétrica Light nos anos 1920. O prédio, oficialmente chamado de Edifício Alexandre Mackenzie, é um marco arquitetônico da cidade. Duas vezes por mês, eles oferecem um walking tour gratuito sobre sua história e arquitetura. R. Cel. Xavier de Toledo, 23.
Feirinha de artesanato
Todos os finais de semana, há quase 70 anos, a Praça da República recebe uma feirinha de artesanato super popular. São cerca de 300 barraquinhas com peças de decoração, roupas e itens para o dia a dia, além de comidas e apresentações de artistas de rua. Praça da República, s/n.