Espaço Anne Frank: Uma Nova Atração Cultural em São Paulo

Gente, olha que notícia incrível! O maior espaço dedicado a Anne Frank no mundo vai ser inaugurado bem no centro de São Paulo. O Espaço Anne Frank e o Anexo Secreto estão previstos para abrir em janeiro de 2026 e vão ocupar 900 m² para contar a história dessa jovem judia que viveu durante o Holocausto e escreveu “O Diário de Anne Frank”, um dos livros mais vendidos de todos os tempos. 📚✨

Uma Exposição Imersiva

Essa exposição vai ser uma expansão do Memorial do Holocausto de São Paulo, localizado no bairro do Bom Retiro. Ela vai incluir uma réplica fiel do Anexo Secreto, onde Anne viveu escondida com sua família e outros ocupantes em Amsterdã, na Holanda, durante dois anos na Segunda Guerra Mundial. Tudo isso para escapar da perseguição nazista.

O investimento no espaço foi de R$ 26 milhões, sendo R$ 2 milhões de aporte da Prefeitura de São Paulo. E para que esse projeto pudesse ser realizado, ele passou pela autorização da Fundação Anne Frank, que fica na Holanda.

Uma Lição Universal

“A história de Anne Frank traz uma lição universal sobre intolerância e humanidade. Ao criar este espaço, queremos garantir que as novas gerações conheçam o que aconteceu para que tragédias como o Holocausto nunca mais se repitam”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante o anúncio da criação do espaço.

O espaço vai fazer parte do circuito de museus da capital e terá programação de visitas para todas as escolas municipais. A expectativa é de receber 150 mil visitantes no primeiro ano.

Memórias do Holocausto

Suzana Venetianer, uma sobrevivente do Holocausto de 84 anos, estava presente no anúncio da criação do Espaço Anne Frank. Ela defendeu a importância de um local para contar a história do Holocausto. “Com três, quatro anos, são os pais que contam o que aconteceu para a gente. Vou completar 84 anos e ainda tenho na memória tudo o que passei. Mas, daqui a pouco, não vou mais me lembrar. Esse espaço será muito importante, para ninguém esquecer tudo o que aconteceu”, afirmou.

Suzana esteve em um campo de concentração nazista e foi separada dos pais. “Minha mãe foi levada, meu pai foi levado. Felizmente viemos para o Brasil, esse país foi maravilhoso, onde meu marido e eu crescemos, estudamos, casamos, tivemos filhos, ganhamos dinheiro, trabalhamos e nos tornamos bons profissionais. Crescemos e ajudamos este país a crescer”, disse.

Uma Experiência Multissensorial

Com um projeto multissensorial e curadoria de Luiz Rampazzo, o novo espaço contará com projeções, holografias e recursos tecnológicos que vão permitir ao público vivenciar o cotidiano dos moradores do Anexo Secreto. Isso vai aproximar a história de Anne Frank das novas gerações.

“A iniciativa reforça a missão do memorial de preservar a memória, combater o ódio e promover o diálogo, garantindo que histórias como a de Anne Frank continuem a inspirar tolerância e humanidade”, afirma a organização da exposição.

Visitas e Programação

O memorial, que fica na primeira sinagoga do estado, recebe diariamente grupos escolares, visitantes individuais e profissionais de diversas áreas. Ele oferece experiências imersivas e educativas sobre a perseguição e o genocídio nazista.

A entrada é gratuita e as visitas podem ser agendadas pelo site do memorial. O espaço fica próximo às estações da Luz e Tiradentes, e abre de segunda à quinta-feira, das 9h às 17h; às sextas, das 9h às 15h; e um domingo por mês.

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/agencia-estado/2025/08/13/sao-paulo-tera-replica-do-quarto-onde-anne-frank-se-escondeu-na-2-guerra.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar