Se os Jogos Olímpicos despertaram aquela pessoa atlética que andava adormecida em você, a newsletter desta semana te dá uma mãozinha para praticar esportes na capital paulista. E o melhor, de graça e em diversas partes da cidade.
Nossa reuniu oito locais em que dá pra aprender, praticar ou treinar boxe, futebol, natação, skate, atletismo, tênis e tênis de mesa, basquete, escalada, ginástica, breaking, vôlei e vôlei de praia, judô e até esgrima. De centros esportivos à praça, parque e centros culturais, em todos esses espaços dá pra fazer alguma atividade olímpica. Confira:
Centro de Esportes Radicais
No Bom Retiro, ao lado da Marginal Tietê, o centro inaugurado em 2016 abre todos os dias, das 8h às 22h. Tem pista e mini ramp para skatistas, além de circuito para bike dividido por níveis: iniciantes, intermediário e avançado. Está sempre cheio de gente de todas as idades praticando. Acesso livre.
Avenida Presidente Castelo Branco, 5700, Bom Retiro.
Vale do Anhangabau
Lugar histórico para o skate de São Paulo, o Vale do Anhangabau passou nos últimos anos por uma reforma que deixou skatistas com receio. Mesmo assim o local segue sendo ponto de encontro e prática, onde é possível entender que se trata de uma cultura para bem além da competição.
Corredor Norte-Sul, 905, Centro Histórico (estações São Bento e Anhangabau do metrô).
Centro Esportivo Vila Maria
Na zona norte, o local passou por requalificação recentemente. Por lá há campo de futebol e pista de atletismo, e dá para qualquer pessoa fazer aula de diversas modalidades dos Jogos Olímpicos (ginástica, lutas, escalada, natação). Para ter a carteirinha de acesso, válida para todos os CEs, basta morar na cidade.
Praça Jânio da Silva Quadros, 150, Vila Maria.
Vila Olímpica Mário Covas
No Butantã, zona oeste, o centro de desenvolvimento esportivo tem foco no boxe, com aulas ministradas pelo Instituto Adilson Maguila. Tênis de mesa, quadras poliesportivas, quadras de tênis e pista de skate também fazem parte do complexo. Abre todos os dias das 6h30 às 18h, acesso livre.
Rodovia Raposo Tavares, Km 19,5, Jd. Arpoador.
Sesc 24 de Maio
Para quem quer mais se divertir do que treinar, dá para praticar tênis de mesa na Sala de Esportes localizada no 8° andar do prédio do Sesc 14 de Maio, no centro da cidade. Basta chegar e aguardar sua vez. Sábados das 12h30 às 18h, dom. das 12h30 às 17h, seg. e qua. das 14h30 às 17h30 e ter. e qui. das 15h30 às 17h30.
Rua 24 de Maio, 109, Centro.
Centro Esportivo Pelezão
Um dos centros esportivos mais antigos da cidade, fundado em 1969 na Lapa, o Pelezão tem aulas gratuitas de esgrima para crianças e adolescentes, quadras de areia para vôlei de praia, quadra de tênis, basquete e campo de futebol. Para frequentar, basta ter a carteirinha que dá acesso aos CEs.
Rua Belmonte, 957, Alto da Lapa.
Centro Cultural São Paulo
Espaço que se tornou um dos locais mais procurados da cidade para a prática de diversas danças, o CCSP atrai b.boys e b.girls diariamente, e é um lugar para praticar sem compromisso, pela diversão. A programação do espaço tem acompanhado o interesse natural do público, com oficinas. Acesso livre.
Rua Vergueiro, 1000, Liberdade.
Clube Recreativo Ceret
No Tatuapé, o parque que tem a maior piscina pública da América Latina oferece aulas de boxe, judô, tênis e vôlei. Dá ainda para praticar basquete em uma das três quadras do complexo, ou correr na pista de atletismo de 400 metros. A carteirinha segue o modelo dos CEs: documento e comprovante de residência.
Rua Canuto de Abreu, s/n, Jardim Anália Franco.
*******
Esta é a versão da newsletter O que fazer em SP. Quer receber toda sexta-feira no seu email sugestões de atrações, cinema e programas em São Paulo? Basta se inscrever gratuitamente. Confira a seguir mais dicas da newsletter.
*******
DICA EXTRA
Futuros medalhistas
Criado para formar atletas, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é voltado para crianças e adolescentes. Para se matricular é preciso passar por peneira, ou ser encaminhado por um equipamento da Rede Olímpica. Tem treinos de breaking (o CE Vila Curuçá, na zona leste, é focado na modalidade), basquete, judô e levantamento de peso.
Avenida Ibirapuera, 1315, Vila Clementino.
NÃO PERCA
Anne Frank: Deixem-nos Ser
Com a ideia de estabelecer diálogos com outras lutas por direitos humanos, a exposição recém-aberta construiu uma reprodução do Anexo Secreto onde Anne Frank e sua família se escondiam da perseguição nazista. A mostra inclui ainda obras de artistas como Claudia Andujar e Leonilson. R$ 15.
Unibes – Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré.
Museu das Culturas Indígenas
Nesta sexta (9) é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas e o museu na Água Branca é uma ótima opção de passeio, com quatro exposições em cartaz, uma delas com co-curadoria de Sandra Benites (Funarte). Nesta sex. à tarde e no sab. (10) pela manhã tem contação de histórias.
Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca.
COM CRIANÇAS
Pia Fraus no Sesc Belenzinho
A tradicional companhia apresenta a peça “Dinossauros do Brasil” usando bonecos, artes plásticas, circenses e dramáticas em um espetáculo com pegada educativa e bem humorada, inspirado no livro “Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil”, de Luiz E. Anelli. Gratuito. Sab. e dom. às 12h.
Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho.
Família MAM – Vamos todos cirandar
O grupo Histórias de Brincar convida crianças e suas famílias a cantar e dançar ciranda sábado à tarde no MAM, no Ibirapuera, conhecendo mais sobre a origem dessa prática. Gratuito, inscrições 30 minutos antes da atividade na recepção do museu. Para libras ou audiodescrição, educativo@mam.org.br.
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera.
BATE E VOLTA
Festival de Jazz Manouche de Piracicaba
Opção para quem topa um bate e volta até o interior. Na sexta (9) e no sábado (10) rola a 10ª edição do evento que celebra o jazz manouche ou gypsy jazz, fusão entre o jazz americano e a música cigana.
A programação gratuita começa na sexta à noite, com o romeno Florian Cristea. Já no sábado tem a gaitista taiwanesa Yen-Hua Wang, a/os japoneses Yumi Tsubouchi e Daiki Yamamoto, além do argentino Roque Monsalve e do venezuelano Rafael Marrero.
Piracicaba fica a cerca de 150 km da capital, uma viagem de uma hora e meia de carro ou duas horas e meia de ônibus.
Engenho Central – Av. Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende, Piracicaba.
CINEMA
O Último Pub
O novo longa de Ken Loach, cineasta britânico vencedor do Oscar em 1995 por “Terra e Liberdade”, mostra um vilarejo na Inglaterra que, após o fechamento de suas minas, sofre com a falta de empregos. Nesse processo, recebe refugiados sírios realocados no país. A trama aborda de forma delicada a intolerância.
Mais pesado é o céu
Filme nacional dirigido por Petrus Cariry (“A Praia do Fim do Mundo”), com Matheus Nachtergaele. A trama acompanha o encontro de Teresa e Antônio, que tem seus caminhos entrelaçados após a personagem acolher uma criança abandonada. Com isso, o trio inicia uma jornada pelas estradas do Ceará.
CLUBE UOL
Pai não paga no Zoo SP
Promoção no mês dos pais! Assinante UOL que for papai entra de graça, mediante apresentação de um documento comprobatório de paternidade e estar acompanhado por um pagante.
20% OFF no Animália Park
Assinantes UOL têm desconto em ingressos no Animália Park, local que combina o mundo da preservação ambiental com o entretenimento. Planeje sua ida em família no parque!