EUA Vão Coletar Biometria de Estrangeiros nas Fronteiras a Partir de Dezembro

Se você está planejando uma viagem para os Estados Unidos, fique ligado! A partir de 26 de dezembro, os EUA vão começar a coletar a biometria de todos os estrangeiros que entrarem ou saírem do país. Essa novidade foi anunciada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) na semana passada.

Quem Vai Precisar?

Todos os não cidadãos dos EUA, incluindo residentes permanentes (com green cards), pessoas com outros tipos de visto e até turistas (visto B1/B2). A regra agora também vale para menores de 14 anos e maiores de 79, que antes estavam isentos.

O DHS explicou que as isenções anteriores eram devido a limitações tecnológicas para coletar impressões digitais de crianças e idosos, além de políticas tradicionais de não checar antecedentes criminais de crianças. Mas esses obstáculos foram superados.

Que Tipo de Biometria?

De acordo com o DHS, os estrangeiros terão o rosto fotografado na imigração e os oficiais poderão coletar outros dados biométricos, como impressões digitais.

No entanto, dados de outras partes do corpo não serão necessários para portadores dos seguintes vistos:

  • A-1, A-2, C-3: funcionários de governos estrangeiros e familiares;
  • G-1, G-2, G-3, G-4: funcionários ou autoridades de organizações internacionais e seus familiares;
  • NATO-1 a NATO-6: oficiais da Otan e seus familiares;
  • TECRO E-1: investidores e comerciantes de países com tratados com os EUA;
  • Portadores de vistos diplomáticos e/ou autoridades;
  • Estrangeiros menores de 14 anos e maiores de 79 anos.

O DHS também informou que quem não cumprir as exigências de saída ou ultrapassar o período permitido de estadia nos EUA pode perder a isenção.

Onde Será Coletada?

Em todos os portos, aeroportos e postos de checagem nas estradas. Ou seja, ao cruzar as fronteiras por mar, céu ou terra. Essa coleta já é familiar para quem passou pelos aeroportos americanos nos últimos anos, pois os oficiais de imigração já fotografavam os estrangeiros na passagem pela cabine.

Quando Será Coletada?

Na entrada ou saída do país, toda vez que o estrangeiro cruzar a fronteira.

Por Que Coletar Biometria?

Essa medida faz parte de uma série de ações do governo Trump para endurecer os procedimentos de verificação e prevenir fraudes de documentos. A administração também tem dificultado o acesso de estrangeiros aos documentos para viajar para os Estados Unidos, argumentando que é necessário maior controle da imigração ilegal.

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2025/11/04/eua-coletarao-biometria-de-estrangeiro-na-chegada-e-saida-a-partir-de-2612.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar