Ex-comissária Revela Dicas para Economizar em Viagens de Avião

Gente, a ex-comissária americana Arina Bloom, que trabalhou dois anos para companhias aéreas saindo de São Francisco e Nova York, compartilhou no Business Insider algumas dicas valiosas sobre como economizar em compras de aeroporto e outras despesas de viagem. Vamos conferir?

Com toda sua experiência, Arina recomenda sempre trazer lanches de casa e optar por voos que saem e chegam no meio da semana. Super prático, né?

Se quiser voar de executiva, deixe o upgrade para o aeroporto

Arina sugere que, se você quiser um upgrade para a classe executiva, é melhor fazer isso no balcão da companhia no aeroporto. Segundo ela, isso pode sair bem mais barato do que comprar a passagem diretamente em casa. “Assim que você compra seu assento na econômica, pode começar a receber e-mails de promoções para trocar sua passagem, mas não tenha pressa. Espere até chegar no aeroporto e peça pelo upgrade no balcão ou no portão”, ensina.

Nunca compre garrafinha de água no aeroporto

Água em aeroporto é caríssima, né? Arina lembra que você pode levar uma garrafa vazia e enchê-la nos bebedouros gratuitos depois de passar pela segurança. Comissários também podem oferecer refil de água durante o voo.

Também não faça um lanche no aeroporto

Os restaurantes e lanchonetes dos aeroportos são tentadores, mas os preços são altos. Arina recomenda levar um lanche de casa, já que alimentos podem passar pela segurança no embarque. Só cuidado se estiver voando internacionalmente, pois alguns países não permitem alimentos frescos na alfândega.

Compre no “free shop” pela internet

Em vez de procurar pechinchas no aeroporto, Arina sugere pesquisar os preços nas lojas online dos duty free, que costumam ter ofertas melhores. Algumas aéreas também têm catálogos a bordo, mas os preços geralmente são piores.

Prefira voar no meio da semana

Voar às terças e quartas costuma ser mais barato, pois os preços tendem a cair depois e antes do final de semana. Se tiver flexibilidade, cheque datas diferentes no calendário para encontrar as melhores ofertas.

Evite comprinhas nos céus

Arina recomenda comer antes de embarcar ou trazer seu próprio lanche para o avião, caso refeições não estejam inclusas no seu bilhete. Pagar por comida a bordo pode ser bem caro.

Fuja do estacionamento

Se a viagem for longa, não compensa deixar o carro no estacionamento do aeroporto. Em Nova York, por exemplo, pode custar até US$ 70 por dia. Pedir carona para família ou amigos, ou pegar um táxi, geralmente é mais barato.

Não vá à casa de câmbio de aeroporto

Trocar dinheiro no aeroporto deve ser só em emergências. A maior parte dos bancos ou shoppings tem taxas de câmbio melhores. Se esquecer, troque apenas o necessário para um táxi e vá ao banco no centro da cidade.

Use um programa de fidelidade

Arina destaca que usar sempre a mesma companhia aérea ou um grupo de companhias que compartilham o mesmo programa de fidelidade pode render bons descontos e serviços, como despachos gratuitos, acesso a lounges, e upgrades nos bilhetes.

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar