Exímia Bar de São Paulo Entra na Lista dos Melhores Bares do Mundo

O The World’s 50 Best Bars revelou na madrugada desta quarta (24) a lista prévia dos premiados de 2025. Esse ranking inclui os estabelecimentos que ocupam as posições de 51 a 100 melhores do mundo, segundo mais de 800 jurados ao redor do globo. A lista completa será divulgada em 8 de outubro.

Exímia Bar: Estreia Brasileira

Em 61º lugar, estreou o brasileiro Exímia Bar, comandado por Márcio Silva. Localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, o bar se propõe a apresentar ao mundo da coquetelaria uma faceta ainda pouco conhecida do Brasil.

A palavra Exímia, de origem latina, significa a busca constante pela perfeição – algo que se reflete nas criações exclusivas do bar e da cozinha, destacando a pluralidade brasileira.

Coquetéis Autorais

A carta de coquetéis autorais desenvolvida por Márcio Silva teve como base pesquisas de antropologia, originalidade e história dos coquetéis ‘vintages’ e clássicos. Utilizando ingredientes naturais e nativos do Brasil, essas bebidas se transformaram em criações contemporâneas, com sabores equilibrados.

Entre os destaques estão os coquetéis Eróica (whisky, vodka, vinho riesling Eroica, uvaia, damasco, manga, camomila e água de coco); Ameríndio (rum com masala brasileiro, whiskey, amburana, limão, gengibre, demerara e mix de bitters); Kakau (bourbon, gin, Campari, mix de vermutes, rooibos, bitters, chocolate 70% e laranja); e Mynameis (gin, bourbon, Campari, hibiscos, framboesa, abacaxi e yuzu).

Cardápio Exclusivo

O cardápio foi desenvolvido pela chef Manu Buffara. Na época da abertura do bar, Manu destacou que a maior influência para o desenvolvimento das receitas foi o estilo de coquetelaria de Márcio. A dupla trabalha junta em projetos mundiais desde 2012.

O Prêmio

A lista 51-100 reúne bares de 34 cidades diferentes ao redor do mundo, com 16 novas entradas, incluindo bares de Bangkok, Barcelona, Buenos Aires, Florença, Londres, Medellín e Nova Délhi.

Os bares dos Estados Unidos lideram novamente a lista estendida, com oito estabelecimentos em cinco cidades: Chicago, Los Angeles, Miami, Nova York e São Francisco. Já a Europa se destaca com 15 bares, incluindo quatro da Espanha e quatro da Itália.

Enquanto isso, a lista inclui 12 bares na Ásia, três deles em Hong Kong.

Os colombianos Mamba Negra e Bar Carmen, de Medellín, marcam a primeira aparição da cidade na lista.

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/siga-o-copo/2025/09/24/50-best-bars-bar-de-sp-estreia-em-lista-de-100-melhores-do-mundo-em-61.htm

Dá uma olhada aqui também

Você pode gostar